quinta-feira, 31 de maio de 2012

LENHA NA FOGUEIRA 1º .06.12


Lenha na Fogueira


Hoje a festa é no Mercado Cultural com a Fina Flor do Samba do Ernesto Melo e o especial com o Sergio Ramos e seu Talento no Cavaquinho.


**********

O Tatá juntamente com a professor Berenice programaram o encerramento do Fórum de Gestores de Cultura das Capitais da Região Norte, justamente para o Mercado Cultural. Onde se quiserem, vão degustar um saboroso Pirarucu de Casaca preparado pela Almira

*********

Aliás, o teatro Banzeiros deve  registrar no dia de hoje seu maior público, pois os prefeitos e secretários de cultura de todos os municípios de Rondônia ou seus representantes legais, estarão participando da Adesão ao Sistema Nacional de Cultura no encerramento do Fórum.

*********


Pelo menos na manhã de ontem, quem mais se destacou, por levantar as maiores polêmicas dentro do Fórum foi o Presidente da Fundação Cultural de Macapá (AP) João Porfírio o popular Popó.


*********
O cara é bom de questionamento e sabe o que fala. Quero ver se hoje, suas ponderações sobre o Edital da Vale serão acatadas pelo Henilton Meneses da Sefic do MinC.


**********

Nesta página publicamos entrevista com o Popó.


*********


O professor doutor Patrice Bougon, da Université Paris III (França), é o conferencista de hoje na VIII Jornada Literária promovida pelo SESC, no Teatro 1, às 20 horas, com o tema “Literatura e Cinema”.


*********
A participação do professor é o resultado da parceria do SESC com o Programa de Mestrado em Estudos Literários da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

*********

O professor Bougon é doutor em Literatura Francesa e já desenvolveu atividades acadêmicas em parceria com a Universidade de Iwate, no Japão.


**********


Desde o ano 2000 é membro do grupo de pesquisa Centro de Estudos sobre o Romance dos Anos Cinquenta ao Contemporâneo, na Université Paris III.


**********

Amanhã, ainda como parte do evento, haverá uma oficina sobre Cinema e literatura contemporânea com o professor Bougon e a professora da UNIR, Milena Guidio, no Audicine SESC, a partir das 8 horas.


***********

A VIII Jornada Literária acontece até domingo, 3 de junho. A programação do evento pode ser acessada no endereço www.sescro.blogspot.com.br.

**********

O Ministério da Cultura convida todos para contribuírem com os diálogos virtuais sobre a Cultura na Rio +20.

*********
A Rio +20 é a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro.

**********
O Ministério da Cultura terá uma presença marcante neste evento, com uma programação que acontecerá no Galpão da Cidadania, na região das docas (onde fica), onde serão realizados 4 seminários:

**********
- Desconferência Cultura e Sustentabilidade Rio+20, a ser promovida pela Secretária de Políticas Culturais;

********
- Debate Quilombos, Terreiros e Juventudes: justiça ambiental e práticas culturais africanas e afro descendentes, a ser promovida pela Fundação Cultural Palmares;

*********
- Diálogos entre Brasil e União Européia sobre Economia Criativa, a serem promovidos pela Secretaria de Economia Criativa;

*********
- Seminário sobre Patrimônio, a ser promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

**********
O Blog Cultura Rio +20 é um espaço para a reflexão e debate sobre a importância da cultura como eixo estratégico do desenvolvimento sustentável. Seu objetivo é difundir e debater com os participantes da Rio +20 os projetos e ações desenvolvidas pelo Sistema MinC e acolher propostas que venham a colaborar com as políticas culturais.
 **********

A prefeitura de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural Iaripuna, apóia o espetáculo ‘Um Canto Beradeiro’, com o Duo Pirarublue, no dia 09 de junho. 


**********
O evento será realizado no barco ‘Nossa Senhora Aparecida’ que sairá às 18h30, da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. A proposta cultural terá mais de duas horas de passeio pelo Rio Madeira. Os ingressos são limitados, apenas 100, devido o local onde vai ser realizado.


***********

Para Altair dos Santos, o Tatá, presidente da Iaripuna a idéia é propor e criar uma nova opção cultural. “Nosso intuito é criar mais um incremento, um novo braço de divulgação da cultura local. Unindo o turismo já realizado nos barcos com os grandes artistas locais, iniciando com o Pirarublue”, disse.


**********

Tatá explica que o apoio logístico no evento é o início de um fomento de valorização e fortalecimento da cena musical, literária e teatral de Porto Velho. “Esperamos estender este apoio da Fundação Cultural para que turistas conheçam a poesia, dramaturgia de nossa cidade, em um cenário espetacular como o Rio Madeira”,


**********
O Duo Pirarublue é formado pelos músicos Sandro Bacelar e Gioconda. E é conhecido pela produção da musical essencialmente beradeira, que valoriza a cultura e o jeito dos povos amazônicos. “A cenografia será do artista plástico Geraldo Cruz da Seleção de obras ‘Olhos da Mata’ e com exposição de artes também de Lu Silva”, disse Sandro Bacelar.


**********

Para esta apresentação participam os músicos Júnior na percussão, Érica Almeida no piano e flauta e Júlio Yariarte na guitarra. Mais informações através dos telefones (69) 9275-8044 ou 9286-7435.


**********
Amanhã tem a feijoada da escola de samba Acadêmicos do Armário Grande na sede do Ypiranga da Pinheiro Machado.




Nenhum comentário: