quarta-feira, 23 de maio de 2012

PORTO VELHO SEDIA FORUM DE SECRETÁRIOS


CULTURA

Porto Velho sedia fórum de secretários


Porto Velho vai sediar nos dias 31 de maio e 1º junho, o Fórum de Secretários de Cultura da Região Norte. O encontro vai acontecer no Teatro Banzeiros e contará também, com a participação do Consultor na região do Ministério da Cultura/Unesco Zumar de Nazaré. Entre tantos assuntos, o que com certeza, será mais  discutido, é o edital da Vale do Rio Doce que disponibiliza mais de R$ 7 Milhões, para aplicação em Projetos Culturais  nos estados da Região Norte. Esse valor foi anunciado no Fórum de Secretários de Cultura que aconteceu em Palmas (TO) no mês de março.
 No encerramento do Fórum que vai acontecer no dia 1º de junho, os prefeitos e secretários de cultura dos municípios do estado de Rondônia, firmam o acordo de Cooperação Federativa,  que irá reger-se pelas disposições da Lei nº 8.666/93 em  especial o artigo 116, da Lei nº 8.313/91 e demais disposições legais pertinentes.
O Acordo de Cooperação Federativa tem por objeto estabelecer as condições e orientar a instrumentalização necessária para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Cultura – SNC com implementação coordenada e/ou conjunta de programas, projetos e ações, no âmbito da competência de cada Município que aderir ao acordo.

Lei 2.746 de 18 de maio de 2012

Através dessa Lei o governo do estado de Rondônia  institui o Sistema Estadual de Cultura – SEC e dispõe sobre sua composição. E assim põe fim  a discussão que há anos vem acontecendo entre os integrantes dos segmentos culturais existentes em Rondônia.
O SEC constitui instrumento de articulação, gestão, fomento e promoção de políticas públicas de informação e formação na área cultural, tendo como essência a coordenação e cooperação intergovernamental, com vistas ao fortalecimento institucional, a democratização dos procedimentos decisórios e obediencia à legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiencia na aplicação dos recursos públicos.
O texto acima está no Diario Oficial edição do dia 18 de maio.




Nenhum comentário: