quarta-feira, 30 de maio de 2012

LENHA NA FOGUEIRA 31.05.12


Lenha na Fogueira

Começa hoje em Porto Velho, a IV reunião do Fórum de Gestores da Cultura da Região Norte. Ap sartir das 8h00 no Teatro Banzeiros.

**********
Na pauta estarão sendo discutidos assuntos relacionados às políticas públicas do setor cultural, assim como fortalecimento das ações e dos programas do Ministério da Cultura (MinC) na região Norte. 

*********
Apesar de a coordenação estar a cargo da Fundação Iaripuna, foi a Secel através do Departamento Mais Cultura com o técnico Chicão Santos e o Consultor do MinC/Unesco Zhumar Nazaré que manteve contato com praticamente todos os prefeitos dos municípios de Rondônia, e seus secretários ou diretores de cultura, no sentido de vir participar do Fórum e assinarem o Termo de Adesão ao Sistema Nacional de Cultura.

*********
Além disso, todos os secretários de cultura dos estados que compõem a Região Norte do Brasil estarão presentes, participando das discussões que acontecerão hoje e amanhã durante o dia todo.

*********
Além da Adesão dos Municipos de Rondônia ao Sistema Nacional de Cultura. Outro grande momento que está sendo aguardado com ansiedade por todos que fazem cultura na Região Norte.
*********
É a divulgação do Edital da Vale do Rio Doce que destina R$ 7,5 Milhões para projetos culturais de produtores da Região.

*********
Quer dizer, a turma envolvida nos vários segmentos culturais de Rondônia, com certeza lotará o auditório do Teatro Banzeiros nesses dois dias de Fórum.

*********
O primeiro município do interior do estado de Rondônia a criar o Sistema Municipal de Cultura foi o município de Cacoal. O prefeito Pe. Franco na presença do Consultor do Ministério da Cultura Zhumar Nazaré, assinou o termo de Adesão na manhã de ontem, durante encontro no teatro Cacilda Becker. Na foto a presidente da Funcultural de Cacoal – FUNCCAL Lindomar, é toda felicidade.

*********
Amanhã, antes do encerramento do Fórum com certeza, a maioria dos prefeitos assinará o Termo de Adesão afinal de contas, essa assinatura representa mais dinheiro para a cultura de seus municípios, além de colocá-los bem na foto perante a comunidade cultural. E tem mais, estamos em ano eleitoral. Portanto!

**********
Desconferencia cultural:

*********
Você já acessou o Blog da Cultura na Rio+20? http://www.cultura.gov.br/riomais20/

********** 
A SPC tem um espaço especial no blog, chamado: Desconferência Cultura e Sustentatibilidade na Rio+20.

*********
Lá você poderá conhecer e dar sua contribuição sobre os textos relativos aos temas provocadores dos Seminários que serão realizados:

********* 
Cidades Criativas e Sustentáveis (do antropólogo, educador e folclorista, Tião Rocha);
*********
O desenvolvimento cultural em escala humana (do engenheiro comercial, pós-graduado em Estudos Globais, Patrício Belloy);
**********
Os saberes tradicionais e a cultura da sustentabilidade (do antropólogo e educador, Alfredo Wagner);

*********
Cultura Digital de Sustentabilidade (do pesquisador e educador, Michel Bauwens)

**********

A festa em comemoração aos três anos de inauguração do Mercado Cultural continua nesta quinta feira com a realização da Seresta Cultural que tem inicio marcado para as 20h00.

*********
Heitor Almeida e os seresteiros de plantão estarão tocando músicas que foram sucessos em décadas passadas.

*********
Na Seresta do Mercado Cultural tem de tudo quanto é ritmo: Do bolero ao sertanejo, do forró ao vaneirão, da jovem guarda ao brega. A turma é ótima, cada um no seu estilo.

*********
Basta lembrar que na “cozinha”, estão os músicos Telêmaco (bateria), Alkbal (teclado), Tonhão (violão e baixo), Ronald (guitarra) Silvio Santos e Heitor Almeida (percussão).

*********
Já que entramos no assunto, domingo dia 3 de junho, vai acontecer mais um Parque da Música, na praça Aluizio Ferreira.

*********
Denis Carvalho é o responsável pelo evento que este ano homenageia o Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

*********
A grande atração além da dupla (individual), Silvio Santos e Silvinho será a Banda Nitro.

********
A programação começa as 18h00 e vai até as 22h00.


*********
Aliás, amanhã o compositor Ernesto Melo e sua A Fina Flor do Samba coloca na calçada do Mercado Cultural, Show especial com o cavaquinista Sergio Ramos.

********
Sergio Ramos administrador de empresa, funcionário da Eletrobrás, maranhense de Tutóia que aportou em Porto Velho faz um bocado de anos, se destacou como músico atuando pelo Grupo de Samba de Raiz “Talentos Brasil” na década de 1990.

*********
O Grupo que contava além do Sergio, com esse que escreve essas mal traçadas linhas, mais o Hudson Mamede que hoje, é considerado o melhor interprete de samba da Fina Flor do Samba.

********
Sergio Ramos apesar de na Fina Flor optar por tocar Ganzá, nesta sexta feira 1º de junho, aceitando o insistente convite (é ordem mesmo), do Ernesto Melo, vai ser a grande atração do Projeto tocando seu cavaquinho. Estarei registrando tudo amigo Sergio Ramos. Sucesso!

*********
Minha amiga Silvia Pinheiro parece o Vasco da Gama, sempre fica com como vice na escolha do tema enredo da escola Asfaltão.

**********
Por falar nisso, teve um “babaca”, que colocou um tema que homenageia a escola Acadêmicos do Tucuruvi de São Paulo. É muita falta de criatividade. Será que ele pensava que a Tucuruvi caso seu tema ganhasse, iria colocar dinheiro no desfile da Asfaltão, Tal qual a escola paulista quer que o governo estadual faça, para ela colocar na avenida a história do nosso Estado!

*********
Parabéns ao Osvaldo Pitaluga pela escolha do seu tema como enredo da Asfaltão em 2013. Pitaluga é craque no samba!








Nenhum comentário: