sexta-feira, 4 de maio de 2012


Lenha na Fogueira


Hoje é o dia de Rondon e em conseqüência, o Dia da Comunicação no Brasil.


**********

No tempo que nossas coisas eram tratadas com mais respeito, no dia de hoje acontecia à entrega da Medalha do Mérito Rondon considerada a maior comenda do nosso estado.


**********

Porém, depois que condecoraram a “bunda” da dançarina Carla Perez do Grupo É o Tchan a comenda ficou desmoralizada por alguns anos.

*********

Aliás, no centenário de nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon fizeram uma lambança sem tamanho ao entregar a comenda para um bocado de gente que não tinha nada a ver com as normas que devem ser observadas para uma pessoa recebê-la.

*********

O “Raposão” atendendo sugestão do “intelectual” que governava o estado à época, pendurou a comenda em pescoço cheio de “seroto”. Tem as exceções!


********

A atual administração, mesmo fazendo a entrega em qualquer data e em qualquer momento, pelo menos tem agraciado com a comenda, pessoas merecedoras.


**********

Voltando ao dia de Rondon que é festejado ou deveria ser festejado hoje 5 de maio. Será que alguém do governo lembra que no dia de hoje se comemora o nascimento do patrono do nosso estado?

*********

Pelo menos até a tarde de ontem não vi e nem li nada a respeito, se vai acontecer alguma solenidade para lembrar a data por parte do governo estadual.

********

Se levarmos o caso para a Comunicação. Será que as diretorias das operadores de telefone sabem que Rondon é o patrono das comunicações no Brasil.


*********

E assim, vamos deixando de lado nossos heróis e alimentando as mentes de nossos filhos e netos com monstros que nada fizeram e nem vão fazer em prol do desenvolvimento do nosso país.

*********

O que vemos em Rondônia, é o abandono das casas utilizadas por Rondon como posto de telégrafos. Os chamados museus Rondon estão jogados as traças.


*********
Aliás, é a memória das comunicações do estado de Rondônia abandonada à própria sorte.

*********

Lembrem-se senhores, que hoje, dia 5 de maio é o dia de Rondon o patrono do estado de Rondônia.


*********

Por falar em comunicação:

*********

Amanhã dia 06 de maio no Clube Kabana´s, a partir das 11h00 o CCB – Centro Cultural Boliviano realiza sua primeira atividade em Porto Velho: festa de lançamento, festival de culinária boliviana, registro de novos membros e apresentações artísticas com participação voluntária de artistas do quilate de: (Juanito da harpa e seus filhos Álisson e Adson, Duo Pirarublue - Sandro e Gioconda, Carlos Guery e Julio Yriarte, Paulinho Rodrigues, Caté Casara e Uru Eu Wau Wau, Cristina Pontes, Chagas Peres, Carlos Campos, Juan Carlos Boado Caio Marin e Pedro Wanderlei). O acesso é livre e o convite é para todos os cidadãos de Porto Velho, independentemente de raça, cor, credo, gênero ou nacionalidade.

*********

Vale ressaltar que, estatutariamente, o CCB – Centro Cultural Boliviano receberá entre seus membros, residentes, ascendentes e descendentes bolivianos, e, cidadãos brasileiros que tenham afinidade com a cultura do país.  

**********  


Bolívia se constitui num Estado Unitário e Social de Direito Plurinacional Comunitário, livre, independente, soberano, democrático, intercultural, descentralizado e com autonomias. Bolívia funda-se no pluralismo político, econômico, jurídico, cultural e lingüístico, dentro do processo integrador do país.

*********

Em Porto Velho, Estado de Rondônia, desde remotas épocas, que residentes e descendentes bolivianos manifestam fragmentadamente a vontade de organizarem-se juridicamente para dar vazão e divulgação a aspectos ligados às tradições, história, cultura e costumes do seu país, bem como: incentivar intercâmbios bi-laterais em diferentes e possíveis áreas.

**********

Muitas e diversas foram às tentativas de antigos companheiros na busca da formalização, todas, infrutíferas. É chegada a hora e a boa oportunidade para finalmente alcançar e consagrar a tão esperada organização social, jurídica, fraternal e política da comunidade boliviana que reside e trabalha aqui na Capital rondoniense.

***********

Assim, após inúmeros formais e informais encontros, eis que surge com toda sua força e motivação o CCB – Centro Cultural Boliviano, Organização da sociedade civil sem fins lucrativos e que tem entre suas principais finalidades: salvaguardar e difusão da cultura boliviana, exercício e promoção de atividades esportivas, culturais, de saúde e de assistência social, assistência jurídica em diversas especialidades, proposição de convênios com outras entidades regionais, nacionais e estrangeiras, públicas e privadas, oferta de cursos diversos para comunidades carentes, interação permanente com pessoas e grupos sociais rondonienses, legalização de situações migratórias de cidadãos que se encontram em situação irregular no Brasil, entre outros serviços à comunidade.

***********

Quem enviou o convite foi o boliviano mais rondoniense que conheço Julio Yriarte Solis. Bom de guitarra e de conversa, Hoje advogado dos bons.

**********

Se é assim, que venha las parrilhadas, los mocochichos, as Chichas, salteñas, paceñas, las tor
tilhas e as muchachas bolivianas dançando takirari, cumbia e cuenca.

********
To em Costa Marques no “Bailado das Garças”!

Nenhum comentário: