terça-feira, 15 de maio de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 16.05.12

Lenha na Fogueira

A XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá começou pra valer ontem à tarde, com a formação da Comissão Coordenadora.

*********
O secretário da Secel Francisco Leilson convocou os integrantes das comissões para reunião ontem a tarde para definir em qual equipe cada um vai atuar.

**********
Isso quer dizer que o Flor do Maracujá está no ar, ou seja, começa a funcionar. Dentro em breve a Comissão responsável pela reserva de barracas publica edital dizendo que as inscrições estão abertas, assim como a Comissão Artística responsável pelas apresentações dos grupos folclóricos, também passa a receber as inscrições dos grupos interessados em se apresentar.

*********
Nesse caso existe um acordo com a Federação de Grupos Folclóricos – Federon no sentido da responsabilidade das inscrições dos grupos aptos a se apresentar no Flor do Maracujá.
**********

Garantido mesmo são os grupos de Bois Bumbás, Corre Campo, Diamante Negro, Az de Ouro, Veludinho e Vencedor no segmento Boi adulto.

**********
Quanto aos grupos de Quadrilhas apenas os 12 melhores classificados no Flor do Maracujá do ano passado estão garantidos os demais terão que passar pela eliminatória.
********
Desculpa, foi mal. A eliminatória já aconteceu, só não lembro quais os dois grupos adultos e os dois mirins que conseguiram se classificar para o Maracujá deste ano.

*********
Então é isso. O Projeto solicitando recursos para vos grupos folclóricos filiados à Federon já foi deu entrada na Secel e aguarda apenas a burocracia para que o convênio seja assinado.

*********
O Flor do Maracujá deste ano vai acontecer entre os dias 22 de junho de 1º de julho, no Parque dos Tanques local onde até o ano passado aconteceu a Expovel.

*********
Então folclorista, providencia a roupa caipira que a festa vai começar!

***********
Por falar em grupo folclórico, ontem a Rosana e o Silvio ambos da atual diretoria do Boi Bumbá Malhadinho de Guajará Mirim passaram a manhã na Secel,

**********
O objetivo da visita, foi regularizar a documentação do Boi Campeão do Duelo na Fronteira.

*********
Agora o pessoal comandado pelo Léo, pode bater no peito: “Somos da diretoria do Boi Malhadinho de fato e de direito”;

*********
Não tem mais disse-me-disse, a diretoria do Boi Malhadinho conta entre outros com o Léo (fundador do bumbá), Silvio, Edileusa, Rosana, Arthur Quintela entre outros.

*********
Na oportunidade a Rosana nos passou o nome das dançarinas e dançarinos que estarão defendo os Itens do Malhadinho:

*********
Cunhã Poranga – Daiane Felício, Porta Estandarte – Raissa Paes; Sinhazinha – Tayna dos Santos; Rainha do Folclore – Hayane; Levantador de toadas – Tany Melhem; Rainha da Marujada – Deany Lima e Auriene; Amo - será surpresa – Pajé – outra surpresa. O artesão chefe é o K-Bral.

*********
Agora tanto o Boi Bumbá como o Ponto de Cultura Malhadinho são dirigidos pelo pessoal da atual diretoria.

**********
Agora vai! “Só ta faltando dinheiro” confessa Silvio da Nova Era.

*********
Por falar em Pérola do Mamoré, este final de semana vai acontecer o lançamento do livro da escritora Tereza Chama com a história de Guajará Mirim.
*********
Na realidade a Academia de Letras de Rondônia se reúne em Guajará Mirim a partir de sexta feira. A Pérola do Mamoré será a capital intelectual de Rondônia durante dois dias. Sexta e Sábado.

**********
Enquanto isso, aproveitando que a cidade vai abrigar muita gente neste final de semana, a direção do Boi Flor do Campo realiza sábado dia 19 uma super feijoada com show de seus principais Itens.

**********
Marcaremos presença nos dois eventos. Sexta feira devo jantar com meu amigo Leonilson Souza o eterno Amo do Malhadinho e sábado, o Ariel disse que patrocina a feijoada no Flor do Campo.

*********
Já em Porto Velho os Bois Corre Campo e Az de Ouro prometem começar a ensaiar na próxima semana.

*********
O Diamante Negro já está ensaiando há algumas semanas. Aluizio Guedes por sinal faz o maior lobe do Diamante em seu programa da rádio Rio Madeira FM. Ainda bem que a Rio Madeira só pega na Zona Sul.

*********
Pro lado da Zona Leste e Zona Norte quem domina é o Corre Campo.

*********
Por falar nisso, a direção do Diamante, leia-se Aluizio Guedes deve contratar os artesãos que vão trabalhar os cenários e alegorias para as apresentações no Flor do Maracujá em Manaus.

**********
Já o Az de Ouro fechou com a equipe do Melk e ainda ganhou o compositor Nelson que há algum tempo veio de Parintins e mora em Porto Velho. O cara é bom de composição de toada e samba enredo.

*********
Pelo Corre Campo tudo indica que o Saulo Toscano diretor de barracão vai trabalhar com o artesão Bomba e com o Ismael Barreto. Esse último falta confirmar.

*********
Quem está muito calada é a diretoria do bumbá Vencedor. Cadê o Boi “Vereador”.

********
A maioria dos brincantes do Vencedor estão morando no Conjunto Habitacional que recebeu os moradores do Bairro do Triângulo e Baixa da União inclusive o Grampoula.

*********
E aí Fábio Góes o Vencedor vai ou não vai se apresentar no Flor do Maracujá deste ano?

*********
Para encerrar! Você acha que Rondônia deve ajudar a escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi que se propões a contar a história do nosso estado no carnaval do próximo ano. Manda e-mail para zekatraca@diariodaamazonia.com.br ou para zekatracasantos@gmail.com







Nenhum comentário: