domingo, 27 de maio de 2012

LENHA NA FOGUEIRA 28.05.12

Lenha na Fogueira


Depois da “barrigada” sobre a data da realização o Fórum de Secretários de Cultura. Vamos tentar nos redimir perante os amigos leitores, com o seguinte questionamento:

*********
Por que será que o estado de Rondônia através de sua Superintendência de Turismo – Setur, não explora turisticamente falando, a Festa do Divino Espírito Santos do Vale do Guaporé.

*********
A Festa teve seu ápice este ano no dia de ontem 27, na localidade “Peso Firme” que fica na margem boliviana do rio Guaporé.

*********
O interessante, é que, apesar da festa ser realizada pela Irmandade do Divino, cujos membros em sua maioria são brasileiros, o governo estadual só se envolve de verdade quando as atividades acontecem em Costa Marques.

*********
É preciso saber, que a Festa também acontece em praticamente todas as localidades do Vale como São Domingos, Surpresa, Pedras Negras e vai até Pimenteiras. As localidades brasileiras são alternadas com as bolivianas.

*********
Por exemplo, este ano a festa aconteceu em Piso Firme do lado boliviano e talvez por isso a Setur e nenhum órgão do governo estadual, se preocupou em divulgar os festejos ou melhor, de convidar os turistas a conhecerem uma das maiores manifestações religiosas de Rondônia cujo destaque maior, é a maneira de como a Coroa do Divino é levada às localidades, por via fluvial.

**********
Acho que é a única Festa do Divino que acontece no Brasil por via Fluvial.

**********
Tem um detalhe, mesmo quando a sede dos festejos é uma cidade boliviana, o deslocamento dos fiéis acontece sempre de uma cidade brasileira, principalmente Costa Marques onde está localizado o Santuário do Divino Espírito Santo.

*********
Seria ótimo se o governo estadual através dos órgãos afins, explorasse melhor essa grande atração turística do nosso Estado que se não fosse pessoas como Beto Bertangna, Luiz Brito, Matias Mendes, Walter Bártolo, Paulo Saldanha e a Irmandade do Divino, com certeza Ja teria se transformado numa festinha qualquer.

**********
Pra quem não sabe a celebração, que no Vale do Guaporé envolve o Brasil e a Bolívia, é um Patrimônio Cultural Imaterial de Rondônia que está em processo de instrução para ser reconhecido como Patrimônio Cultural Brasileiro.

*********
Mesmo assim não recebe o respeito devido!

*********
Que o Divino Espírito Santo nos ilumine!

*********
Vem aí mais um Parque da Música – Denis Carvalho vai reunir na Praça Aluizio Ferreira no próximo dia 3 de junho, várias bandas e cantores locais num espetáculo musical diversificado.

********
Vamos curtir do rock a toada de bumbá; do forró a rap, enfim praticamente todas as linguagens musicais estarão no palco da Aluizio Ferreira no domingo dia 3 de junho.

**********
O mês de junho promete ser um dos mais agitados culturalmente falando.

*********
Logo depois do Parque da Música outro grande evento cultural está marcado para acontecer em Porto Velho.

*********
É o JUNTOS Amazônia que vai reunir Coletivos Culturais de toda região amazônica inclusive de países vizinhos.

*********
O Juntos é o maior encontro presencial do Circuito Fora do Eixo, rede que conta com mais de 80 coletivos culturais e representantes em todos os Estados brasileiros,

********
Rafael – Bode, deu uma aula sobre o Coletivo Caos e a Casa Fora do Eixo, sábado passado no programa do Dadá apresentado na 93,3 FM e o Boca mais uma vez mostrou porque é considerado o melhor entre os compositores da MPBera!

*********
Aliás, do movimento “Beradelia” que conta com o apoio da Casa Fora do Eixo e é claro do Coletivo C.A.O.S.

*********
Bacana foi saber, que os meninos do “Beradelia” se inspiraram no Movimento “Cabeça de Nego” que existiu em Porto Velho na década de oitenta.

*********
Aí o Dadá se emocionou, pois ele juntamente com o Bubu, Jorge (que ainda era do Areal), Assis, Norman Júnior, Carlinhos Maracanã, Neguinho Orlando e tantos outros criaram o MCN para defender a produção cultural local.

*********
Do Cabeça de Nego surgiu o Projeto Cinco e Meia e o Projeto Dez Boleros.

*********
Depois de muito tempo, surge essa moçada com o Coletivo CAOS cuja abrangência é bem maior. Eles não defendem apenas a valorização da produção musical local, defendem todos os eixos da cultura local, enveredando pelas políticas públicas pela cultura e a política partidária mesmo. “Sem política não existe cultura”, alertou Rafael no programa do Dada.

*********
Por falar em política, agora temos dois candidatos a candidatos, aprovados e declarados pelos seus partidos a Prefeito de Porto Velho.

*********
Depois do PT praticamente homologar a candidatura de Fátima Cleide.

*********
Agora o PDT coloca oficialmente o nome do apresentador de programa de televisão DALTON DI FRANCO.

********
A bandeira do Dalton Di Franco é o combate ao tráfico e consumo de drogas dentre outras plataformas políticas.

********
Quem mais vibrou com a decisão dos dirigentes do PDT foram os amigos, Robson & Neto – Parece dupla sertaneja, Mas, não é!

**********
Hoje é o dia da música Gospel no 15º Arraial Flor de Cacto.

*********
Na parte de apresentações folclóricas as quadrilhas; Nova Estação e Forte Príncipe são as atrações. As quadrilhas começam a dançar as 21h00 a Banda Gospel começa a tocar após as apresentações folclóricas.


*********
Tem um pato no tucupi no Arraial Flor de Cacto de dar água na boca. Mulher tem de montão, homem também, gay e lésbica também. É bom demais o Flor de Cacto.


Nenhum comentário: