segunda-feira, 21 de maio de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 22.05.12

Lenha na Fogueira


Ontem de manhã, meu amigo Flávio Daniel me questionou a respeito da ênfase que dou as programações dos Bois Flor do Campo e Malhadinho de Guajará Mirim.

*********
E não divulgo tanto, a programação dos grupos folclóricos de Porto Velho!

*********
A resposta foi simples: Acontece que os grupos de Guajará Mirim apesar de não pertencerem a nenhuma entidade, tipo Federação, particularmente sempre estão nos abastecendo de noticias, seja via e-mail, telefone, facebook, Twitter e outros meios de comunicação.

*********
Enquanto isso, os nossos grupos, apesar da existência de uma entidade (Federon), que tem endereço próprio, telefone, computador, secretária para redigir ofícios e outros documentos. Não distribui notícia nenhuma a respeito da programação de seus filiados e em conseqüência não temos como divulgar a programação dos nossos grupos.

*********

A não ser quando nos dispomos a procurar os dirigentes dos grupos, com o objetivo de saber sobre suas programações e mesmo assim, fica difícil, porque a disputa é tão acirrada entre eles, que seus dirigentes ficam temerosos em passar informações, com medo do contrário copiar seu tema e figurino.

*********
Eis porque ficamos devendo uma maior divulgação dos nossos grupos folclóricos.

*********
Aliás, já está passando do tempo da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon, contratar um assessor de comunicação para facilitar ao trabalho da imprensa de um modo geral.

*********
É comum os colegas me ligarem para saber se eu sei da programação dos nossos grupos folclóricos e como sempre estamos procurando saber sobre o assunto, informamos as editorias, pelo menos o número do telefone dos dirigentes dos nosso grupos.

*********
Por falar em dificuldade! Ontem tentamos saber com integrantes do Grupo Êxodo, sobre se a peça “O Homem de Nazaré” será apresentada este ano, e nenhum dos dirigentes consultados, soube informar com certeza.

*********
Omedino Pantoja que pelo menos até prova em contrário, é o presidente do Grupo, respondeu que não pode confirmar se vai ou não acontecer à encenação este ano, porque depende de uma eleição que deve acontecer em breve. “Só depois dessa eleição é que vamos saber se a peça será encenada ou não”, disse Omedino.

********
Outro integrante da diretoria que pediu que omitíssemos seu nome informou, que o que está pegando realmente, é a dita eleição. “Tem um grupo que quer porque quer assumir a direção de qualquer maneira e no grito eles não vão conseguir”.

*********
Há uma proposta de outra parte dos integrantes do Êxodo, que sugere que a eleição só seja realizada após a encenação da peça, prevista para os dias 7, 8 e 9 de junho. “Dinheiro tem, só falta o pessoal calçar a sandália da humildade”, disse o informante.

********
Aliás, o dinheiro não é pouco não! Talvez seja isso que esteja atrapalhando.

*********

Esperamos que o impasse seja resolvido o mais rápido possível, afinal de contas, faltam 16 dias para o Corpus Christi data referencia para a apresentação da peça “O Homem de Nazaré”

*********
Será que vai ser mais um evento que vai passar para a galeria, “Porto Velho já teve?”.

*********
Enquanto isso Olha aí Flávio Daniel!

*********
Integrantes do Boi Bumbá Flor do Campo de Guajará Mirim embarcaram ontem rumo a Parintins onde foram gravar o CD com as toadas que serão apresentadas no Festival deste ano.

********
Embarcaram a tesoureira Estelina, o levantador de toadas Sandro Menacho e o tecladista mais a artesã Dayna.

*********
Por falar em Boi Bumbá, hoje começam os ensaios do Corre Campo em Porto Velho.

********
O bumbá dirigido pela bacharel em direito, Maria José Brandão a dona Banca começa os preparativos para o Flor do Maracujá a partir das 20h00 de hoje, no campo da AFA no bairro do Areal.

*********
Os interessados em brincar boi bumbá no Corre Campo devem comparecer aos ensaios e falar com o Saulo Toscano, Júnior de Castro Alves, Carol ou com dona Branca.

*********
O Corre Campo vai apresentar no Flor do Maracujá deste ano o tema “Centenário da Madeira Mamoré – Diaruí o Caripuna”.

*********
Já que entramos no assunto, tem uma conversa rolando pelos bastidores da Federon, que o Regis Lopes vai ser o Pajé do Boi Az de Ouro este ano.

**********
O Régis se despediu do personagem Pajé do boi Flor do Campo de Guajará, durante a feijoada que aconteceu sábado, no Rotary Club da Pérola do Mamoré.

********
Aliás, a Feijoada além de arrecadar fundos para o bumbá da dona Georgina, serviu para registrar a despedida de vários integrantes que se apresentavam como personagem, até poucos dias atrás.

********
Assim a Paula se despediu e não mais será a Sinhazinha da Fazenda do boi vermelho. Foi emocionante a despedida da jovem. A Porta Estandarte também se despediu.

*********
Apenas uma pergunta ficou no ar: Será que o Regis vai pelo menos trabalhar no barracão de fantasias do Flor?

*********

Em Porto Velho com certeza, será requisitado por algum grupo folclórico como figurinista, aí é a praia dele.

*********
Isso que dizer que o quesito Pajé nos bois de Guajará está mais do que aberto, pois, o Malhadinho também ficou sem o Cleiton o Xamã dos Xamãs de Rondônia.

*********

Quer me encontrar hoje a noite morena! Vai ao campo da AFA que estarei no ensaio do boi bumbá Corre Campo!

Nenhum comentário: