sexta-feira, 4 de maio de 2012


BOI BUMBÁ

Corre Campo completa 58 anos





O Grupo Folclórico Boi Bumbá Nação Corre Campo, completa neste dia 5 de maio, 58 anos de fundação. O Boi Bumbá Corre Campo é considerado o melhor de todos os tempos no estado de Rondônia, basta lembrar que é o maior detentor de títulos do Arraial Flor do Maracujá, são 16 troféus de campeão em 31 anos de Flor do Maracujá.
Tudo começou em 1954 na Baixa da União, quando o jovem conhecido como Nego Helio resolveu transformar uma caixa de madeira, que servia de depósito para garrafas de cachaça da marca Cocal, em um Boi Bumbá. Sem saber qual nome dar a sua obra, correu e consultou sua mãe dona Conceição que lembrou: “Já que existe o Rei do Campo e o Pai do Campo, porque você não coloca no seu boi o nome de Corre Campo”. Nego Helio adorou a sugestão e juntamente com seu parceiro Sancho e mais outros garotos da Baixa e a importante ajuda da prostituta Maria Roxinha promoveu o batizado daquele brinquedo de São João com nome de Boi Bumbá Corre Campo.
Ao longo de sua existência, o grupo contou com a direção de várias pessoas, entre elas o Galego considerado o melhor amo que já atuou em boi bumbá de Porto Velho. No quesito Amo de Boi o Corre Campo contou com o Augusto Queixada, Ventania, Dartanhã, Paulinho Rodrigues, Carlos Mariano e hoje tem o Silvio Santos entre outros.
Por alguns anos o grupo folclórico ficou sem se apresentar, até que Aluizio Guedes, Nazaré Silva, José Comichão e Antônio de Castro Alves resolveram reativar a brincadeira do boi da Baixa da União, isso depois de uma tentativa do folclorista conhecido como Seu Chagas fracassar.
Vale salientar que graças ao Antônio de Castro Alves e sua família o Corre Campo se transformou no maior grupo de Boi Bumbá de Rondônia. Com a morte de Antonio de Castro Alves em 2004, sua esposa Maria José Brandão a dona Branca juntamente com os filhos, Júnior de Castro Alves e Caroline de Castro assumiu a direção do grupo, garantindo sua hegemonia até os dias de hoje.
Branca conta na sua diretoria com a colaboração de Silvio Santos que é o Amo do boi desde 1989 sendo o maior vencedor dos quesitos melhor toada e melhor Amo, Zé Comichão que confecciona as indumentárias dos principais personagens, Saulo Toscano que atua como diretor de barracão de alegorias e cenários, Silvio José compositor e levantador de toada, Júnior de Castro Alves tecladista e diretor musical da banda Nação Corre Campo, Caroline de Castro Sinhazinha da Fazenda entre outros colaboradores.
O Corre Campo é o atual campeão da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbas do Arraial Flor do Maracujá.
No Arraial deste ano, o bumbá vai apresentar o tema: “Centenário da Madeira Mamoré – Ritual Diaruí o Índio Caripuna”. À Nação Corre Campo os parabéns da família Diário da Amazônia

Nenhum comentário: