quarta-feira, 23 de maio de 2012

N.S.AUXILIADORA - PADROEIRA DE PVH


Lenha na Fogueira

O feriado de hoje é em homenagem a padroeira do município de Porto Velho, Nossa Senhora Auxiliadora.

***********
Geralmente no dia de hoje, acontece a procissão que sai da capela do Colégio N.S auxiliadora a rua Irmã Capelli, e segue em direção à Catedral Metropolitana de Porto Velho onde é rezada missa.

********
No tempo que Porto Velho era uma pacata cidade, com ares de interior, durante a semana que antecedia o dia de Auxiliadora acontecia um grande arraial em volta da Catedral, onde aconteciam leilões de galinha assada, leitão, e até de jóias que eram doadas pelos devotos e empresários locais.

*********
Comida típica era o que não faltava. Pato no tucupi, galinha no molho pardo, mungunzá, aluá além da barraca da pescaria e o famoso recado de amor.

*********
O vigário liberava a instalação de um serviço de alto falante cujas cornetas ficavam na sacada dos sinos e por ali se ouviam recados do tipo:

********
“Atenção Maria Xifronésia, o Cornélio do teu namorado está te esperando na barraca do apostolalo para comer uma saborosa mandioca frita”

*********
“Atenção, muita atenção moradores dos Milagres o Xavier avisa que sua “piroga” está a disposição a partir das seis horas”

*********
Tinha a cadeia do amor, cuja fiança era uma beijo e por aí vai.

*********
Era bacana a disputa dos comerciantes na hora do leilão. Para mostrar ao vigário que eles ajudavam a prelazia, chegavam a pagar por uma galinha caipira (naquele tempo não tinha frango de granja), uma fortuna, comparada com os valores de hoje, chega a Mil Reais.

*********
Era comum essa disputa sadia. Os rapazes internos no Colégio Dom Bosco paqueravam as moças internas do colégio Maria Auxiliadora. No dia da padroeira esses estudantes eram liberados para acompanhar a procissão e poderiam ficar até mais um pouco no Arraial.

*********
Não sei como meu amigo Ivo Feito0sa ainda não publicou em sua coluna, fotos da procissão com os alunos do Dom Bosco e as alunas do Maria Auxiliadora em suas fardas de gala.

********

Hoje não sabemos se alguma programação oficial vai acontecer em comemoração ao Dia da Padroeira do Município de Porto Velho. Sabemos que vai acontecer missa na Catedral e a Procissão.

*********
Então meus amigos leitores. Já que não podemos viver apenas de recordação.

*********
Vamos aproveitar para pedir a Nossa Senhora Auxiliadora que interceda perante o Senhor Nosso Pai no sentido D’ele fazer com que os engenheiros responsáveis pelas Usinas do Madeira, achem um jeito de amenizar as conseqüências desastrosas que o Banzeiro do Rio está provocando aos ribeirinhos.

*********
Vamos pedir a interseção de Nossa Senhora, para os deputados estaduais envolvidos ou flagrados em falcatruas através da Operação Termópilas e que escaparam da cassação. Passem a respeitar o dinheiro público. Deixando de esconder valores em “Cueca” e outros esconderijos inusitados.

Vamos pedir a interseção de Nossa Senhora para livrar o Brasil dos “Cachoeiras”, que causam um verdadeiro tsunami nos cofres públicos e ainda transformam nossos representantes em “fantoches”.

*********
Nossa Senhora Auxiliadora! Rogai por nós!

*********

Por falar em festa: A coordenação do Arraial Flor de Cacto promoveu na noite da última terça feira  22, coquetel de lançamento do 15º Arraial Flor de Cacto.

*********
A festa foi coordenada pelo promoter Allan Alex e aconteceu na Casa Bee Garden da Jatuarana com a presença de representantes da imprensa de um modo geral, mais representante da Fundação Iaripuna Waldison Pinheiro e do Presidente da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon nosso amigo Fernando Rocha, além de dirigentes de vários grupos folclóricos.

*********
Na oportunidade foram apresentadas algumas candidatas a Rainha Junina que estarão participando do concurso que vai acontecer no próximo domingo, no Flor de Cacto. Este concurso está sendo coordenado pela colunista social e promoter Berta Zuleika

*********
Quem também marcou presença foi a direção do Boi Bumbá Diamante Negro o único grupo de Boi Bumbá convidado a se apresentar no 15º Arraial Flor de Cacto. Inclusive a ex cunhã poranga Leda estava atuando como recepcionista vestida de índia.

*********
A Rainha da Bateria da escola de samba Acadêmicos do São João Batista prestigiou a festa dos grupos folclóricos e foi convidada por dona Eleida diretora do bumbá Diamante Negro para se apresentar como Item no vice campeão, no Flor do Maracujá.

***********
Depois que o Zekatraca deu parecer favorável, a escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, sexta colocada no Carnaval de 2012 em São Paulo.  Parece conseguiu que as portas do governo de Rondônia fossem abertas.

**********

Tanto que divulgou o tema párea o carnaval de 2013.  Com desenvolvimento do carnavalesco Wagner Santos, a agremiação da Cantareira buscará o seu primeiro título do grupo especial com o tema:

***********
"Das Trevas a Luz, o Renascimento da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Rondônia, a Nova Locomotiva do Brasil", que irá retratar a história da energia do norte do país.


**********

Nessas alturas o patrocínio deve sair através de parceria com as empresas que estão construindo as usinas do Madeira.




A ferrovia do Madeira Mamoré, a imigração, marcos históricos, bioma do Pantanal e cultura do estado de Rondônia ganharão formas, cores e samba-enredo na apresentação da Tucuruvi no sambódromo do Anhembi.

**********
Tão até falando que o Beto Cezar entre outros, vai ser destaque no desfile da “Gafanhoto”.

Nenhum comentário: