terça-feira, 29 de maio de 2012

TEATRO - O JULGAMENTO DE BRANCA DIAS


TEATRO

Grupo Abstractus apresenta Branca Dias

O Julgamento de Branca Dias pela Santa Inquisição retorna aos palcos do teatro em Porto Velho.
O espetáculo se passa em 1750 e conta a intrigante história da jovem Branca Dias, paraibana do interior do estado nordestino. Branca vivia junto com o pai num sítio, o Engenho Velho. Certa vez ao tomar banho em um rio salvou um padre Jesuíta de morrer afogado, pois sua canoa havia virado no rio. O incidente fez com que Padre Bernardo se apaixonasse por Branca e com intuito de tê-la por perto forjou um processo de inquisição, acusando-a de hábitos condenados na época, como acreditar que Deus estava na vida e na natureza.
Segundo o diretor do espetáculo, Evaldo Leão, a peça vai tratar de maneira figurada a religiosidade do mundo hoje, como as pessoas matam e morrem por aquilo que acreditam. “Vamos falar muito de perseguição, de preconceito, violência, intolerância e até do bulling. A inquisição é apenas um pano de fundo para ilustrar a realidade em que vivemos no mundo de hoje”, explicou ou diretor que também é ator no espetáculo.
O Julgamento de Branca Dias pela Santa Inquisição é baseado na obra O Santo Inquérito, do escritor e novelista Dias Gomes. A realização da peça é do Grupo Teatral Abstractus que comemora 10 anos de formação em 2012.
O espetáculo já é consagrado no cenário nacional tendo participado de fóruns e festivais por todo o Brasil. Foi o representante da região amazônica no fórum mundial de cultura, realizado em São Paulo. No festival de teatro de Manaus faturou o prêmio de melhor cenário, concorrendo ainda como melhor direção, melhor espetáculo e melhor atriz.
No elenco Andressa Silva, Kelvin Ribeiro, Dario Bandeira, Eduardo Barros ao violino e Evaldo Leão, que além de atuar também dirige e produz o espetáculo. Os demais atores são formados pelo ponto de cultura ponto de inicio em atividade desde 2009. O ponto de cultura é coordenado pelo Grupo Abstractus e já formou cerca de 50 atores em Porto Velho.
O julgamento de Branca Dias pela santa inquisição estreia nesta sexta-feira dia 02 no Teatro Um do Sesc e continua em cartaz até o próximo dia 30 de junho. As apresentações acontecem todas as sextas, sábados e domingos sempre às 20h30 .
Os ingressos são vendidos a preços populares, sendo R$ 20 reais, estudantes pagam meia entrada, bem como professores e comerciários mediante apresentação da carteira do Sesc.
Mais informações nos telefones 9304-4220/8122-5202/9976-0108



Nenhum comentário: