segunda-feira, 7 de maio de 2012

BAILADO DAS GARÇAS À BEIRA DO GUAPORÉ


DANÇA

O bailado das garças à beira do Guaporé

A noite do último sábado foi aguardada com grande ansiedade pela equipe da Secel e da Setur que se encontrava em Costa Marques, prestigiando o 2º Festival de Inverno Amazônico, realizado pela Luzia Penha em parceria com o governo estadual e de última hora com a prefeitura de Costa Marques. O Festival começou sexta feira com a realização de provas de atletismo e a noite com show musical da cantora Eva Gonçalves e integrantes da banda Explosão do Vale. Sábado a tarde aconteceu a corrida de 10 km que contou com atletas de cidades vizinhas como São Francisco, além de corrida de rabeta. Domingo foi o grande dia do atletismo com a competição de Triatlo, corrida de Jet Ski e de motores de várias potências.
Apesar de não contar com o patrocínio esperado por parte do empresariado do Vale do Guaporé, Luzia conseguiu boa quantidade de inscrições de atletas que receberam apenas troféus patrocinados pelo governo através da Secel e o Kit turismo doado pela Setur. Prestigiaram o evento o Secretário da Secel Francisco Leilson Chicão e o Superintendente de Turismo da Setur Basílio acompanhados das respectivas equipes de técnicos das referidas entidades.


No segmento cultural, a ansiedade por parte da equipe governamental em especial da Secel era quanto às apresentações dos grupos “Pé na Brasa” dirigido pela presidente da Colônia de Pescadores Z-4 Maria Emilia, que apresentou a dança de “Toada de Boi” e “Carimbó do Guaporé” e do grupo “Farrapos da Mangueira” com a grande atração da noite “O Bailado das Garças”. Essa Dança é uma criação da dona Merileide Gonçalves e é genuinamente de Costa Marques assim como o “Balé das Gaivotas” e a “Revoada dos Biguás”. O secretário da Secel Francisco Leilson recomendou sua equipe que averiguasse a possibilidade de levar o grupo dirigido pela Eva Gonçalves para se apresentar no Flor do Maracujá deste ano, que vai acontecer entre os dias 22 de junho de 1º de julho. “Temos como propósito dentro da Secel, pesquisar e resgatar as manifestações folclóricas do estado de Rondônia como é o caso do Bailado das Garças que foi muito bem apresentado pelas jovens de Costa Marques”, disse o secretário.

Nenhum comentário: