segunda-feira, 28 de maio de 2012

LENHA NA FOGUEIRA - 29.05.12


Lenha na Fogueira

To gostando de ver a atuação da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon.

*********
Pela primeira vez a entidade que foi criada em 2004, realizou um evento próprio. Isso quer dizer, sem a participação de órgãos governamentais em sua organização.

*********
Foi o concurso Rainha Junina que aconteceu no último domingo 27, no Arraial Flor de Cacto.

*********
Pelo menos era o que estava escrito no regulamento: Concurso Rainha Junina da Federon

*********
O concurso propriamente dito, apesar de ser o primeiro no estilo realizado em Porto Velho, pode ser considerado como bem organizado. Afinal de contas, a produção foi de quem entende do riscado a B&Z Agence da nossa amiga Bertha Zuleika que contou com a preciosa produção do Allan Alex.
********
A candidata Emanuele representando a quadrilha Girassol das Três Marias foi a vencedora. Na realidade, a jovem quadrilheira deu um show de como dançar quadrilha. Se ela pelo menos repetir o que dançou no Flor de Cacto, com certeza Rondônia ficará entre as primeiras colocadas, quiçá a primeira no Concurso Nacional que vai acontecer dia 1º de junho em Palmas – Tocantins.

*********
Na nossa humilde visão, apenas três candidatas dançaram realmente quadrilha, durante o concurso Rainha Junina: Foi a Aline Maciel da quadrilha Forte Príncipe; Sara  Jéssica da JUABP e a Emanuele da Girassol.

********
As demais foram prejudicadas pela escolha da música de apresentação (cada grupo escolhia a música para sua candidata se apresentar), A maioria se apresentou com a música tema do grupo no Flor do Maracujá e esse estilo de música é muito lenta o que prejudicou as candidatas que se apresentaram com essas músicas. Teve uma candidata que mesmo quando tentaram cobrir a falha, colocando o “Pé de Côco” não conseguiu empolgar os jurados. A direção da quadrilha errou ao iniciar de novo a apresentação da jovem com a música lenta. Por favor, não pensem que estou dizendo que a jovem não dançou direito,  muito pelo contrário, ela foi show na coreografia. A música foi que não ajudou

**********
Quero lembrar que a disputa era pelo título de Rainha Junina subtendendo-se que queria dizer a melhor dançarina de quadrilha. Tenho certeza que lá em Palmas as candidatas dos demais estados vão se apresentar dançando música de quadrilha e não música lenta, por isso, as classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugar foram bem votadas.

*********
Queremos desejar a Emanuele todo sucesso possível em sua apresentação em Palmas. Que volte com o título de Rainha Junina do Brasil!

*********
Fernando Rocha presidente da Federon merece os elogios por assumir a realização do evento e as despesas com a viagem da Emanuele à Tocantins.

********
Outra ação cujo mérito é da Federon, foi a que mudou a data do inicio do Arraial Flor do Maracujá deste ano.

********
O Flor do Maracujá estava marcado para começar no dia 22 de junho e terminar no dia 1º de julho.

********
Por solicitação da direção da Federon, só vai começar no dia 29 de junho dia de São Pedro e terminar no dia 8 de julho.

*********
Dos membros da Comissão Coordenadora do Flor do Maracujá 2012 da Secel que é formada pelo Alexandre Ronald, Professora Nazaré Silva, Gino Serrati, Wellida Sodré e Claudio Johnson. Apenas dois foram contra a mudança da data, Professora Nazaré e Claudio Johnson.

*********
Até porque, me disse o Fernando Rocha, não temos uma previsão de quando o subsidio vai ser depositado na conta da Federon, sendo assim, sugerimos a mudança da data da realização do Arraial. Tá certo!

********
Outro evento que não vai acontecer, mesmo que a data seja mudada é a peça O Homem de Nazaré que estava prevista para os dias 7, 8 e 9 de junho.

*********
Não vai acontecer, segundo o Alexandre Ronald, porque o diretor financeiro do grupo Êxodo demorou muito em apresentar a prestação de contas do convênio do ano passado. “Só há poucos dias atrás ele entregou a prestação ao Omedino e isso inviabilizou o repasse deste ano”.

*********
Outro motivo é a realização da eleição da nova diretoria, que deve acontecer em breve.

*********
Então amigo fiel, este ano a peça O Homem de Nazaré não será apresentada.

*********
O problema do Grupo Êxodo é EGO(Ismo).

*********
Nos dias 31 de maio e 1º de junho vai acontecer o Fórum de Gestores de Cultura dos Municípios de Rondônia – A Coordenação desse evento está a cargo da Fundação Iaripuna.

**********
A Secel está na parceria e está convocando todos os prefeitos de Rondônia a comparecerem ao evento que vai discutir políticas públicas para a cultura no estado de Rondônia.

*********
Um dos pontos em discussão será o Edital da Vale do Rio Doce que destina R$ 7 Milhões para projetos culturais desenvolvidos na Amazônia.

*********
Outra pauta será a adesão por parte dos prefeitos ao Sistema Nacional de Cultura o que vai fazer com que todos desenvolvam ou coloquem em prática, o Sistema Municipal de Cultura.

*********
Qualquer coisa é só me procurar hoje à noite, no ensaio do Corre Campo lá no campo da AFA.

Nenhum comentário: