sexta-feira, 4 de maio de 2018

Samba Autoral homenageia Noel Rosa na 32ª edição

Neste sábado, dia 5 de maio, a partir das 14:00 horas, no Bar do Calixto, quando realizaremos a 32ª edição doProjeto Samba Autoral. Antes das apresentações de suas composições, músicos e compositores(as) farão um tributo ao grande Noel Rosa.
Com novo formato, este será o início de uma série de homenagens aos compositores e compositoras que se destacaram deixando seu legado e aos que continuam contribuindo com a história do samba no Brasil. Estas homenagens acontecerão ao longo deste ano.
UM POUQUINHO DE NOEL ROSA
Noel Rosa (1910-1937) foi um dos mais importantes artistas da história da música popular brasileira. Em pouco tempo de vida compôs mais de 300 músicas, entre sambas, marchinhas e canções. Entre suas músicas destacam-se, "Com Que Roupa", seu primeiro sucesso, "Conversa de Botequim", "Feitiço da Vila" e "Fita Amarela". Ficou conhecido como "O Poeta da Vila".
Noel Medeiros Rosa (1910-1937) nasceu no bairro de Vila Isabel, Rio de janeiro, no dia 11 de dezembro de 1910. Filho do comerciante Manuel Medeiros Rosa e da professora Marta de Medeiros Rosa foi aluno do tradicional Colégio São Bento. Muito cedo aprendeu a tocar violão e bandolim. Em 1930 ingressa na Faculdade Nacional de Medicina, mas depois de dois anos abandonou o curso. Já estava envolvido com a música e a boemia. Formou junto com os músicos Almirante, Braguinha, Alvinho e Henrique Brito, o conjunto Bando de Tangarás.
Entre os interpretes de seus sambas estão: Aracy de Almeida, Francisco Alves e Mário Reis. Mestres da Música Popular Brasileira como Chico Buarque de Holanda e Paulinho da Viola, fazem questão de realçar a influência que Noel Rosa teve em suas músicas.
Em 1934 casa-se com Lindaura, moça da alta sociedade, mas tinha várias amantes e passava noites pelos cabarés do bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, cantando, bebendo e fumando. Acometido de tuberculose, foi para Belo Horizonte para tratamento de saúde. Na volta para o Rio de Janeiro, achando-se curado, volta à vida boêmia.
Noel Rosa faleceu no Rio de Janeiro (RJ), no dia 4 de maio de 1937.

APRESENTAÇÃO DAS COMPOSIÇÕES
A programação começará com a roda de samba com composições variadas. Às 16:00 horas, inicia o Tributo a Noel.
Às 17h00, após o banho de poesia e harmonia das composições de Noel, começam as apresentações de nossos valorosos compositores e compositoras.
Então, está combinado, a 32ª Edição do Projeto Samba Autoral, acontecerá neste sábado, dia 5 de maio, a partir das 14hs no Bar do Calixto.

Nenhum comentário: