segunda-feira, 28 de maio de 2018

O Imaginário de Porto Velho classificado no Rumos Itau Cultural 2017/18


O Itaú Cultural anunciou nesta segunda-feira, 28 de maio, em coletiva de imprensa e pelo site www.itaucultural.org.br/secoes/rumos, os projetos selecionados pelo Rumos 2017-2018, programa do instituto para o fomento à produção artística e cultural brasileira. A instituição recebeu 12.616 projetos de todo o Brasil e selecionou 109, que contemplam os 26 estados e o Distrito Federal e impactam todas as regiões.
Nesta que é a 18ª edição do edital, registra-se uma crescente inflexão nas temáticas abordadas em consonância com a atualidade, como negritude, LGBTQIA+, questões indígenas e assuntos ligados à mulher. A inclusão de ferramentas de acessibilidade, facilitando o acesso e participação de surdos e pessoas cegas ou com baixa visão se reflete nos resultados. Cinco projetos contemplados – um deles de um proponente surdo, em que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) surge como fonte primária de expressão, e os demais de ouvintes e videntes – comprovam a importância da iniciativa. Vale observar, ainda, que também se percebe o protagonismo de indígenas na concepção dos projetos propostos com esta temática.
“Observamos nesta edição, que em projetos como esses, de perfil étnico e de comunidades específicas, há uma maior participação do artista, pesquisador ou agente da obra proposta, que passa a ser, ao mesmo tempo, objeto e sujeito da ação a que se propõe”, observa Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “Este cenário confirma o novo paradigma que a cultura brasileira precisa alcançar, indo um passo adiante do acesso à arte e à cultura, embora isso continue sendo de alta relevância”, continua. “O novo paradigma, hoje, é a participação como pressuposto para a ação cultural e as políticas públicas, na qual o sujeito e o objeto se mesclam para o pleno exercício dos diretos culturais, permitindo, assim, transformar a si e, ao se transformar, também transformar o seu o entorno”, conclui Saron.
As propostas inscritas foram examinadas por 40 avaliadores, contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país, os quais realizaram a primeira fase seletiva. Em seguida, na segunda fase, os projetos passaram por um profundo processo de avaliação e análise pela Comissão de Seleção, multidisciplinar, formada por 21 profissionais que se inter-relacionam com a cultura brasileira, incluindo os gestores da própria instituição.
O Imaginário
A Associação Cultural O Imaginário de Porto Velho-RO, teve o projeto “Memórias poéticas: sobreviventes do crescimento das árvores”, classificados pelo Programa Rumos Itau Cultural 2017/2018.
O projeto apresentado pelo O Imaginário, é referente ao estudo e pesquisa cênica de narrativas de mulheres que viveram e vivem em ambiente extremamente hostil, subjugadas pelo “pensamento-homem” nos seringais do Vale do Guaporé, em Rondônia. Será criado um espetáculo contemporâneo com temas como questões de justiça e poder, relação de gênero, universo feminino e uma reflexão do próprio sentido da representação cênica e da atuação das mulheres.

Nenhum comentário: