sexta-feira, 4 de maio de 2018

Lenha na Fogueira - 05.05.18

O Boi Bumbá Corre Campo – O Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental está completando na data de hoje (5 de maio), 64 anos de fundação.
*******
O Corre Campo nasceu na Baixa da União justamente no espaço onde hoje está a Feira do Agricultor, criado pelo jovem conhecido como Nego Hélio. Já no início da década de 1960, passou ao comando do AMO conhecido como Galego.
*******
Na década de 1970 passou a maior parte sem sair do curral, até que alguns folcloristas, resolveram colocar o boi na rua mais uma vez, aí estavam Seu Chagas, Zé Comichã e Antônio de Catro Alves entre outros. Mais uma vez a tentativa não vingou, até que com a criação da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá a direção da Secretaria de Esporte Cultura resolveu trazer de volta o bumba Corre Campo e convocou o Zé Comichão, Antônio de Castro Alves, Galego que era o motorista da Secretaria e com o apoio da Divisão de Cultura que tinha a frente o Aluízio Guedes e contava com a professora Nazaré Silva, Flávio Carneiro entre outros, o Corre Campo se apresenta no dia do folclore 22 de agosto de 1989 na quadra de esportes do Sesc Esplanada.
********
Em 1990 passa a se apresentar no Arraial Flor do Maracujá e transforma-se no maior vencedor da Mostra de Quadrilha e Bois Bumbás o que perdura até os dias e hoje.
********
O bumbá desde a década de 1970, é coordenado pela Família de Antônio de Castro Alves. Hoje a presidente é a folclorista formada em educação física Maria José Brandão Alves viúva de Antônio de Castro Alves.
********
Que me desculpe os “Contrários” mas, não existe Boi Bumbá em Porto Velho mais querido que o meu Corre Campo. Parabéns nação vermelha e branca!*******
Por falar em Flor do Maracujá, na próxima segunda feira, a Sejucel vai reunir com os dirigentes da Federon para tratar do Arraial Flor do Maracujá deste ano. Segundo o Assessor Especial da Superintendência Fabiano, tudo que for discutido, será registrado em Ata, que é para depois não dizerem que o governo do estado não está fazendo nada pelo Arraial.
*******
Só sei que o Fernando Rocha anda de “amores” pelo Marquinhos, aquele que foi presidente da Funcultural na gestão de Mauro Nacif e agora é o cinegrafista oficial do governador Daniel Pereira. Dizem que o Marquinhos prometeu ao Fernando, que vai se empenhar junto ao governador para que os grupos recebam aporte financeiro para se apresentarem no Flor do Maracujá.
*******
Uma coisa é certa, o Marquinhos é a pessoas mais próxima do governador e se ele se dispor a “encher” o saco do Daniel com a ladainha: “Daniel vamos ajudar os grupos folclóricos”, todo dia e toda hora, quem sabe consiga, convencer o 'homi' a dar um jeito de liberar recursos para os grupos!
*******
Como o Fernando anda iludido com uma promessa da prefeitura, que diz que vai conseguir patrocínio de empresas privadas para montar a estrutura do Flor do Maracujá, vamos ficar torcendo para que um dos lados, consiga colaborar com os grupos folclóricos.

*******
Lembrando que no próximo dia 12 a Liga do Bumbás “Guarnecer” vai reaalizar no Mecado Cultural o “Encontro dos Bumbás de Porto Velho”, com show do levantador de toadas de Parintins Klinger Araujo.

*******
Vai ser uma festa e tanto o Encontro dos Bumbás. vai ter cunhã poranga pra todos os gostos assim como Cazumbá. O Convite/Mesa custa apenas R$ 40 com direito a quatro cadeiras. Solicita logo a tua folclorista!

*******
Hoje o Projeto Samba Autoral presta homenagem ao grande compositor Noel Rosa o Poeta da Vila. A festa começa as 14 horas no famoso Bar do Calixto a rua Jacy Paraná com a Brasília no bairro Nossa Senhora das Graças.

*******
Depois da homenagem a Noel, os compositores que fazem parte do Projeto passam a apresentar sua novas composições.

*******
Será uma tarde/noite de muito samba. Vamos lá!

Nenhum comentário: