quinta-feira, 17 de maio de 2018

Lenha na Fogueira - 18.05.18





Hoje o dia está recheado de eventos culturais. A programação começa de manhã cedo, ou seja, às 8 horas, no Teatro Guaporé, com a abertura do Seminário do Circuito #culturagerafuturo que vai contar com a participação do Ministro da Cultura e do governador de Rondônia entre outras autoridades.
***********
Já que o governador vai marcar presença no teatro e com certeza estará sentado ao lado do Ministro da Cultura, que tal questioná-lo sobre o porque até agora o governo de Rondônia não depositou nenhum tostão no Fundo Estadual de Cultura. Lei aprovada e sancionada pelo governador Confúcio. À hora é essa. No Brasil só se consegue as coisas via PRESSÃO!
********
Vamos questionar o Ministro sobre os Pontos de Cultura que deixaram de ser prioridade e até agora, pelo menos em Rondônia, existem parcelas não repassadas aos Pontos.
*********
Vamos pressionar para que o MinC viabilize perante os órgãos competentes, uma maneira mais fácil de proceder as Prestações de Contas de convênios entre governo e entidades sem fins lucrativos.
*********
O ministro vai ficar poucas horas em Porto Velho, porém, como em sua agenda consta que ele vai ouvir as reivindicações dos artistas e produtores culturais de Rondônia. Não custa nada aproveitarmos para tirar dúvidas a respeito do enumerado acima.
*********
Recomendamos também, a participação no Seminário que vai oferecer oficinas de captação de recursos utilizando a Lei Rouanet e outras ferramentas. Dinheiro tem e muito, o que falta são Projetos bem elaborados. Mãos a obra cambada!
*********
Depois das oficinas, que tal sair direto do Teatro Guaporé para o Mercado Cultural, onde estará acontecendo o retorno de Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba. Ernesto coloca os sambistas no palco a partir das 20 horas.
*********
Vamos curtir o melhor do samba de raiz na noite de hoje, com Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba no Mercado Cultural. O tira gosto quem vai preparar é o Edson Caúla mais conhecido nas rodas de samba como Bereberé
********
A Fina Flor desde o mês de março não se apresenta no Mercado, por isso, o retorno na noite desta sexta feira, será em grande pompa, promete Ernesto Melo. Estarei lá!
********
Ontem na Federon aconteceu reunião cuja pauta, era sobre os subsídios destinados aos grupos que se apresentarão no Flor do Maracujá este ano. A diretoria da entidade está se virando mais que charuto em boca de bêbado, para conseguir este ano, pelo menos mais do que foi conseguido ano passado.
********
Ano passado o dinheiro foi tão pouco que os Bois Bumbás resolveram não participar do concurso, Apenas se apresentaram sem concorrer a nada.
**********
O Arraial Flor do Maracujá está agendado para começar no dia 20 de junho e terminar no dia 3 de julho. Agora o Flor fica montado durante 14 dias.
*********
Tudo indica que este ano a RedeTV/RO vai transmitir ao vivo as apresentações dos principais grupo folclóricos.
**********
Antes do Flor do Maracujá teremos os seguinte arriais: de 23 a 27 de maio Arraial Orgulho do Madeira; de 25 de maio a 3 de junho Arraial Flor de Cacto; dia 2 de junho, Arraial Municipal no Mercado Cultural; de 8 a 18 de junho ArraiaLeste; de 08 a 10 de junho Arraial Flor do Mutum. De 28 de junho a 1º de julho Arraial São Tiago Maior; de 28 de junho a 1º de julho Arraial da Amizade; De 4 a 08 de julho Arraial da AFA.
*********
Essa programação quem postou foi o Eudes Claudino da Funcultural.
*********
O Flor vai acontecer durante a Copa do Mundo o que pode ser uma boa para os barraqueiros ou não, depende do desempenho da seleção brasileira. Se o Brasil ganhar, é festa se perder, é tristeza.
**********
Vamos para o Seminário Circuito #culturagerafuturo.

Nenhum comentário: