sexta-feira, 18 de maio de 2018

Lenha na Fogueira 19.05.18

A visita do Ministro da Cultura Sá Leitão a Porto Velho, deixou a turma ligada no assunto, animada.
*******
Sá Leitão mostrou que realmente entende do assunto cultura, ao passar aproximadamente duas horas, explicando como funciona o Ministério da Cultura em especial a Lei Rouanet e a Lei do Audiovisual, do Incentivo aos Mestres da Cultura Popular e do Direito Autoral.
*******
Uma coisa ficou provada. Dinheiro para a Cultura tem, o que falta são Projeto. Quando se fala em Rondônia aí é que o assunto Projetos Culturais se atrapalha. Poucos são os Projetos apresentados aos Programas do MiniC oriundos de produtores e artistas de Rondônia. Por isso, a equipe do MinC esteve em Porto Velho aplicando oficinas de como se elaborar Projetos para captação de recursos via Lei Rouanet e outros mecanismos.
********
Vamos ver se dessa vez a moçada ligada em elaboração de projetos culturais, fica esperta e envia Projetos para apreciação dos técnicos que analisam os Projetos que fazem jus a Lei Rouanet. A porta está aberta!
********
Durante a entrevista coletiva, concedida pelo Ministro no hall do Tearo Guaporé, aproveitamos a presença do governador Daniel Pereira e perguntamos sobre a Lei de Incentivo a Cultura Estadual que foi aprovada pela Assembleia Legislativa mais até hoje, não foi sancionada pelo governo estadual. Daniel disse que essa Lei foi do seu tempo como deputado estadual ha 20 anos e que agora como governador, vai procurar os deputados para atualizá-la. “Você Zekatraca está sendo convidado neste momento, para me assessorar junto aos deputados estaduais, no sentido de atualizar a Lei e eu terei o prazer de sancioná-la”,
********
Outra reivindicação nossa, foi sobre o Fundo de Cultura que foi aprovado e sancionado, abriram conta no banco e até hoje, o governo estadual não depositou uma arruela sequer. Daniel saiu pela tangente e não respondeu a contento. A luta contínua.
********
Durante a tarde, os produtores culturais participaram de oficinas, com os técnicos do MinC orientando como desenvolver Projetos Culturais para usufruir dos benefícios da Lei Rouanet e da Lei do Audiovisual. Quem sabe no próximo ano, alguns Projetos de Rondônia estejam entre os contemplados com os recursos dessas Leis de Incentivo.
********
Quem sabe para o ano, os produtores culturais e artistas, já possam contar com a Lei de Incentivo à Cultura do Estado de Rondônia que bem pode receber o nome de “Lei Daniel Pereira”.
*******
Uma coisa é certa, os Mestre da Cultura Popular em Rondônia com certeza, serão contemplados pelo Edital que está recebendo inscrições até o dia 13 de junho. É como escrevi acima, Dinheiro pra Cultura tem, o que falta são Projetos bem elaborados!
********
Legal foi a apresentação do Projeto Arquitetônico da Cidade da Cultura, já com os ajustes aprovados pelas entidades que vão utilizar o espaço como Federon e Fesec. O Ministro da Cultura elogiou. Para esse projeto, já existe grana no valor de 14.5 Milhões que está empenhado em nome da Superintendência de Turismo de Rondônia – SETUR.
********
O projeto da Cidade da Cultura é espetacular. Será mais um cartão-postal da cidade de Porto Velho. Pode crer!
*******
Leia matéria nesta página sobre o que rolou no teatro Guaporé na manhã de ontem. Veja o que o governador Daniel Pereira prometeu e garantiu que vai realizar.
*******

O que faltou no Guaporé foi a presença de mais agentes que militam com o segmento cultural em Porto Velho, apesar de mais de 100 assinarem a ficha de presença. É preciso maior participação em eventos como o que aconteceu ontem em nossa cidade. Ainda bem que representantes da Federon marcaram presença.

Nenhum comentário: