sexta-feira, 11 de maio de 2018

Lenha na Fogueira - 12.05.18

Na manhã de ontem sexta feira 11, a empresa Projetos Assessoria e Sistema Ltda. Apresentou no auditório do 9º andar do Palácio Rio Madeira em Porto Velho, o esboço do Projeto Arquitetônico da Infraestrutura Turística – Construção do Centro de Convenções no Parque dos Tanques.
*******
Trocado em miudos, trata-se da construção da estrutura da “Cidade da Cultura”, local que vai abrigar o Arraial Flor do Maracujá, desfile das escolas de samba e blocos carnavalescos e eventos de grande porte.
*******
A Sejucel teve a preocupação, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental – SEDAM de convocar representantes das entidades que representam as escolas de sambas e grupo folclóricos, Fesec e Federon além de técnicos do DER e outros órgãos, para opinarem sobre o Projeto elaborado pela Projetos Assessoria e Sistema de Ji Paraná.
*******
A idéia é adequar o máximo possível esse projeto, às necessidades dos grupos que se apresentarão nos espaços, hora colocados para apreciação, disse o superintendente da Sejucel Rodnei Paes enquanto o secretario da Sedam Osvaldo Pitaluga além de concordar com a Sejucel, disse da preocupação do governador Daniel Pereira em colocar em prática a construção do nosso Centro de Convenções.
*******
Apesar de o Projeto Arquitetônico apresentado ser muito bonito, os representantes das entidades que farão uso do ambiente, fizeram algumas ponderações que deverão ser observadas pela empresa responsável pela construção.
*******
Na oportunidade, o assessor da superintendência da Sejucel Fabiano Barros, aproveitou e apresentou também, o esboço de um outro projeto, que contempla a preservação dos barracões que existem no Parque. “É preciso que preservemos a história do local e para isso, esses barracões devem ser revitalizados para lembrar como era antes”, disse Fabiano.
*******
No final, ficou mais ou menos acertado, que a empresa de Ji Paraná vai trabalhar na adequação dos dois Projetos para transformá-los em um, que contemple as necessidades de todos.
********
A verba (14,5 Milhões) para a execução da obra, é oriunda do Ministério do Turismo e já está empenhada em nome da SETUR de Rondônia. “Não podemos é deixar que esse dinheiro volte pra Brasília”, disse Pitaluga.
********
Mudando de assunto: Hoje uma das melhores programações é o “Encontro dos Bumbás” que vai reunir itens de todos os bois de Porto Velho num espetáculo de cores e dança no Calçadão Manelão do Mercado Cultural. O espetáculo está marcado para começar as 19 horas.
********
Nessa festa itens como Cunhã Poranga. Rainha do Folclore, Porta Estandarte, Rainha da Batucada/Maruja, Pajé e a Banda com o intérprete Thiago Paiva serão apresentados,
*******
Porém, a grande atração será o show do levantador de toadas de Parintins Klinger Araújo que vai apresentar as melhores toadas dos bois Caprichoso e Garantido. É a Guarnecer mostrando que veio pra ficar e valorizar a brincadeira de Boi Bumbá em Porto Velho.
********
Quer apreciar dança de mulher bonita, vai ao “Encontro dos Bumbás”, hoje a noite no Mercado Cultural.
********
Depois da festa da Guarnecer tem a festa da Junina JUABP que vai acontecer no clube do SINDSEF com a realização do Concurso “Noite das Rainhas”. Rainha Junina, Rainha Mirim e Rainha da Diversidade.

*******
Para amanhecer tem o Baile Brega do Asfaltão no clube Kabanas e o show com os Anjos da Madrugada em homenagens ao dia das mães no Mandakaru.

*******
Será uma noite com várias ótimas opções a noite deste sábado dia 12 de maio.

********

Amanhã é o dia das Mães e nossa entrevistada, é Dona Inês a tacacazeira mais antiga de Porto Velho, uma história muito interessante sobre os Arigós que vieram do nordeste para a amazônia nos anos de 1940/50.

Nenhum comentário: