sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Retrospectiva Cultural 2016 – 2ª Parte

A cultura no segundo semestre deste ano, nos proporcionou encontros memoráveis, principalmente nos segmentos música e dança, com destaque para os programas: Musica na Estrada e EITA - Encontro Beradêro de Dança que reuniu no palco do Palácio das Artes os dois segmentos. A programação cultural do Sesc não pode deixar de ser elogiada. Outro Projeto que foi sucesso em 2016 foi o “A Escola Vai ao Teatro”.
Porém, o grande destaque na área musical, vai para o Projeto “Samba Autoral” realizado todo 1º sábado de cada mês, no Bar do Calixto em Porto Velho e que já está na 21ª edição.
O projeto que começou a ser apresentado em 2014, em 2016 conseguiu maior frequência, tanto de espectadores como de compositores e em consequência, maior número de composições, inclusive, a cada edição, a organização passou a editar um livreto com as letras de todas as composições apresentadas. A coordenação é da equipe da escola de samba Asfaltão.

RETROSPECTIVA (2)

JULHO - Flor do Maracujá – Após mais de seis meses ensaiando, os grupos folclóricos de quadrilhas e bois bumbas, finalmente começam a se apresentar na 35ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás que começa nesta quarta feira dia 27.
São Carlos do Madeira é tema no Flor do Maracujá - A história do distrito de São Carlos do Madeira será contada na noite de hoje (30), durante a apresentação da quadrilha Matutos do Socialista. A Vila de São Carlos que fica à margem esquerda do rio adeira com a foz do rio Jamari, é a localidade mais antiga no espaço atual do estado de Rondônia.
Arraial Jerusalém na Roça - Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo Teatral Êxodo realizou o Arraial “Jerusalém na Roça”.

AGOSTO - A Vitória da cultura Portovelhera. Cantando e contando a história “Minha Querida Porto Velho”, o boi bumbá Corre Campo ganhou o seu 18° título da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá.
Juabp – A vitória do quadrilheiro persistente - Se no ano passado a Juabp tentou conquistar os jurados contando a história do cinema, utilizando grandes cenários e efeitos espetaculares e viu a quadrilha quase descer para o grupo de acesso, este ano, eles voltaram com um tema, que desde quando foi anunciado deixou os quadrilheiros com o pé atrás porém, “A Eterna Batalha do Bem Contra o Mal” conquistou dos jurados 419,3 pontos ficando com o 1° lugar do Festival.
Casal de Noivos de Roraima o melhor do Brasil – A festa aconteceu numa parceria da Confebraq com a Federon e reuniu casais de 10 estados brasileiros na quadra do Sindecef em Porto Velho dia 13.
SETEMBRO – Sábado dia 03, a escola de samba Acadêmicos do Armário Grande, promoveu durante feijoada, servida no quintal da Casa da Cultura Ivan Marrocos, a escolha do hino (samba enredo) para o carnaval de 2017. Baseado no enredo “Armário Grande Viaja no Mundo Cultural de Crenças e Lendas da Região Norte”. A parceria Carlinhos Maracanã, Rafael Saideira, Paulinho Cachaça e Hudinho foi a vencedora.
Parada Militar/Estudantil - O desfile de 7 de Setembro em Porto Velho, reuniu mais de 10 mil pessoas na noite de quarta feira, na avenida dos Imigrantes e ruas em seu entorno.
OUTUBRO - Malhadinho e Flor do Campo – Duelo de emoções - Durante três Dias, (7, 8 e 9) o público que marcou presença no bumbódromo de Guajará Mirim, que domingo passado dia 09, recebeu a denominação (mais do que justa) de Márcio Menacho, apreciou momentos de muita emoção, com as homenagens prestadas pelos dois bumbás, ao tecladista do Flor do Campo.
Morre João Távora pioneiro de Alvorada D'Oeste - João Távora, um dos fundadores do município de Alvorada do Oeste (RO), faleceu aos 72 anos de idade, na madrugada de quarta feira dia 26, vítima de um Acidente Vascular Cerebral – AVC.
NOVEMBRO - Música na Estrada começa nesta quarta feira - A 6ª Edição do Festival Música na Estrada começa nesta quarta-feira dia 2, em Porto Velho capital do estado de Rondônia.
Homem de Nazaré – Impasse Êxodo X Funcultural - O Grupo Teatral Êxodo reuniu imprensa e convidados especiais na última quinta feira 17, no Teatro Banzeiros e promoveu o que seria o anúncio da volta após três anos, da encenação da peça “O Homem de Nazaré” na cidade cenográfica Jerusalém da Amazônia, marcada para acontecer nos dias 1°, 2 e 3 de dezembro vindouro. Em virtude do impasse entre a direção do Êxodo e a Funcultural a peça não foi encenada.

DEZEMBRO - O Dia Nacional do Samba 02 de dezembro, foi comemorado em Porto Velho em alto estilo. Três shows marcaram as comemorações do dia consagrado ao ritmo genuinamente brasileiro “Samba Autoral”, Show com Diogo Nogueira e A Fina Flor do Samba.

Rita Queiroz doa acervo com sua história ao governo – No dia 2 o governo do estado de Rondônia através da Sejucel, abriu no Museu da Memória que funciona no Palácio Presidente Vargas em Porto Velho, a exposição da artista plástica Rita Queiroz “Escamação Celular”. Durante a solenidade Rita oficializou a doação de parte de sua obra ao estado de Rondônia.
Pode vir de Rei ou de mulher; de Sheik, de pirata, de freira ou de gata. A São João Batista é Vai Quem Quer... Com esse refrão, a parceria Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro conquistou os jurados Flávio Daniel; Benjamin Mourão, Sergio Ramos, Luciana Oliveira e Altair Lopes - Tatá conseguindo que seu samba sobre o enredo: “Manelão o General da Folia o Rei da Alegria” fosse escolhido para ser o hino da escola de samba Acadêmicos do São João Batista nos desfiles das escolas de samba no carnaval de 2017.
Vespasiano Ramos cem anos de saudades - Com uma singela manifestação na última segunda feira 26, no cemitério dos Inocentes em Porto Velho, estudantes da Unir lembraram o centenário da morte do poeta Vespasiano Ramos (1884-1916).
O Bloco Mistura Fina desfila pelas ruas do centro histórico de Porto Velho na tarde deste sábado 31, dando adeus ao ano de 2016 e boas vindas ao ano de 2017.


FELIZ ANO NOVO!

Nenhum comentário: