terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Lenha na Fogueira 13.12.16

Mais uma escola de samba escolheu seu hino para cantar no carnaval de 2017.


***********
Desta feita foi a Acadêmico do São João Batista que em festa realizada na Associação Salve Jorge no último sábado, escolheu o samba de enredo sobre o tema Manelão – O General da Folia – O Rei da Alegria.


********
Quem venceu foi a parceria Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro. Os concorrentes foram Paulinho Cachaça e Rafael Saideira que inclusive levaram o prêmio torcida organizada e ganharam nesse quesito, 5 dúzias de cerveja. O outro samba concorrente foi o do Walber do Cavaco, Walber JR, Marcelo e outros parceiros.


********
Como acontece em qualquer disputa dessa natureza, algumas pessoas inclusive as parcerias perdedoras, não aprovaram o resultado concebido pelos jurados.


*******
Esse é o problema, num concurso de samba enredo não tem segundo lugar, pois, apenas um samba é escolhido para ser cantado durante o desfile da escola de samba.


********


Acho que alguma arara andou despejando titicas na minha cabeça. Pois, em qualquer disputa em concurso de músicas carnavalescas os compositores acham que eu tenho a ver com o resultado.


********
Assim foi na disputa do samba da escola Asfaltão vencida pelo Trio de Ouro (Bainha, Oscar e Zé Baixinho), quando um parente de integrantes de uma das parcerias, postou um bocado de impropérios contra minha pessoa, dizendo que o seu parente, só havia perdido o concurso, porque eu havia influenciado os jurados a favor do samba do Bainha.


*********
Aí veio o concurso de marchinhas do Galo da Meia Noite e eu discordei do resultado deu a vitória para a marchinha do Trio de Ouro (Bainha, Oscar e Zé Baixinho), aí foi a vez do Bainha me questionar. Não tem jeito.


********
Sábado na disputa do samba da São João Batista cuja pesquisa do enredo é de minha autoria e em consequência serei o responsável pelo desfile da escola de samba no próximo carnaval.


*******


Uma das parcerias, após o resultado ser divulgado, veio pra cima de mim dizendo que eu havia influenciado as notas dadas pelos jurados. O pior foi que o compositor não estava chateado porque seu samba não havia vencido. A briga dele era porque o samba de outra parceria não venceu. E segundo ele o culpado fui eu.


********
O corpo de jurado que atuou na disputa do samba de enredo da São João Batista, só yinha gente que realmente entende do riscado desfile de escola de samba e samba de enredo:


*********
Luciana Oliveira jornalista blogueira, compositora da Banda do Vai Quem Quer e diretora do bloco Pirarucu do Madeira.


********
Altair dos Santos Lopes – Tatá ex presidente da Fundação Cultural Iaripuna, compositor de marchinhas carnavalescas, músico percussionista dos Anjos da Madrugada e carnavalesco por excelência.


********
Sérgio Ramos músico e um dos maiores pesquisadores sobre a vida e obra de Manoel Mendonça – Manelão tema da escola São João Batista.


********
Benjamin Mourão atual presidente do bloco Galo da Meia Noite, presidente da Unibloco, fundador do bloco Até Que a Noite Vire Dia e compositor de marchinhas carnavalescas.


********
Flávio Daniel – Respeitado campeão de carnaval como carnavalesco com seus enredo “Ceará, Lendas e Crença - Ceará de Iracema”, “A Louca Que Caiu da Lua” e “Simpatia é Quase Amor” entre outros. Um dos maiores entendedores de desfile de escola de samba da Amazônia.


********
Nenhum desses jurados tem parentesco com qualquer dos compositores, amizade posso até dizer que têm com um ou com outro, acho que todos se conhecem, pois são todos sambistas e frequentadores de roda de samba. Por isso, tenho certeza que nenhum puxou a brasa para a sardinha de qualquer parceria em particular. E mais a vitória foi por unanimidade.

Nenhum comentário: