sábado, 17 de dezembro de 2016

As Peripécias do General – Histórias e estórias do Manelão

Peripécia Roubando Despacho de Macumba
Manoel Costa Mendonça – Manelão o General da Banda do Vai Quem Quer de saudosa lembrança, volta à cena cultural de Porto Velho em 2017, com toda força.
Acontece que após seis anos do seu falecimento (28.02.2011), suas histórias e estórias serão apresentadas ao público, através do livro de autoria de Silvio M. Santos (Zekatraca) “As Peripécias do General”, cujo lançamento, numa parceria com a Gráfica Imediata na pessoa do empresário Mikael Esber está previsto para fevereiro de 2017.
Outro momento que vai colocar o público a par da trajetória do menino “peralta” que viveu a infância no Boulevard Amazônia em Manaus e veio morar em Porto Velho antes de completar 14 anos de idade, vai acontecer durante o desfile da escola de samba Acadêmicos do São João Batista que vai mostrar na passarela do samba “Edson Fróes” o enredo: “Manelão o General da Folia – O Rei da Alegria”, pesquisa também de autoria do Silvio M. Santos e samba de enredo da parceria Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro que será interpretado pelo Banana Split.
Os dois momentos da vida do Manelão contam com apoio da direção da Banda do Vai Quem Quer na pessoa da presidente e filha do General Sicilia Andrade – Siça enquanto o sobrinho/neto Álvaro Mendonça assumiu a presidência de honra da escola São João Batista. “Para dar suporte familiar à história que iremos contar na avenida”, informa o presidente da escola Alberto Rodrigues – Pai Beto.

As Peripécias do General - O livro

O que me levou a escrever as “Peripécias do General” foi a curiosidade das pessoas que sempre me procuram para saber se é verdade, algumas das histórias que ouvem falar sobre o Manelão, motivadas pela fama adquirida por ele de “mentiroso”, o que na realidade era.  Sua filha Sicilia Andrade que assumiu a presidência da Banda do Vai Quem Quer concorda com isso em entrevista que consta do livro “Siça – A Filha da Banda”. Acontece que quando comecei a lembrar as “Peripécias”, vi que essas histórias, com raras exceções, são verdadeiras, como é o caso do “Defunto Boêmio”; “Metralhando a Viatura da Polícia”; “Roubando o Despacho de Macumba” e tantas outras.

TRAILER

O Defunto Boêmio

... A mulherada sabendo que o ‘pagão’ acabara de chegar, “arrudiaram” a mesa, na iminência de conseguir pelo menos um prato de Sopa por conta. “Só pago pra quem beijar meu amigo aqui que está muito Bêbado!”. Algumas não contaram conversa, agarraram o cara e tascaram-lhe os beijos necessários para ganhar uma dose da Campari e um prato da famosa Sopa da Taba do Cacique.
Quando deu por volta das 4 horas da madrugada, uma das mulheres descobriu que aquele “amigo” do Manelão não estava vivo. Foi uma gritaria geral... O Homem ta morto, o homem ta morto! É um defunto! As mulheres saíram correndo pela Pinheiro Machado e os mais espertos saíram sem pagar a conta... (Parte da Peripécia O Defunto Boêmio).
Como adquirir o livro
Apesar de ainda não poder firmar a data do lançamento, o autor já colocou o livro a venda “Para custear as despesas da edição”. Lembrando que a obra está na fase de formatação pelo técnico da Imediata Ray. “Como se diz no jargão gráfico: Está no prelo”. As ilustrações foram criadas pelo artista plástico e chargista João Zoghbi e a correção gramatical, da bacharela em letras Creila Maria.
Os interessados em colaborar com a edição, podem adquirir o livro antecipado, mantendo contato pelo telefone (69) 99302-1960. 

Nenhum comentário: