terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Lenha na Fogueira - 28.12.16




Graças ao professor Edinaldo de Freitas, o dia do centenário da morte do poeta Vespasiano Ramos não passou em branco.
********
Edinaldo reuniu no cemitério dos Inocentes, alguns alunos da UNIR e outros estabelecimentos de ensino e pessoas ligadas à história do poeta maranhense falecido em Porto Velho, no que ele denominou de “Um dia de poesia”.
*********.
Na oportunidade, os jovens declamaram poemas de Vespasiano Ramos como: POBRE AMOR.
*******

Quando de ti me afastaram, Que sentimento! Que dor! Sei que meus olhos choraram, Quando de ti me afastaram. Pobre amor!
******

Tu surpreendeste, cantando, Meu coração, ao luar! Lembro-me bem que foi quando. Eu vinha desabrochando, Para amar!
********
E é grande fatalidade, Sem lenitivos à dor, Não seres minha, é verdade, É grande fatalidade, Pobre amor!
********
Tua lembrança, formosa, Mil desenganos me traz: Nunca mais, alma ditosa, Para os teus braços, formosa, Nunca mais!
******
O sonho de minha vida, Pobre de mim, sonhador! Toda esperança é perdida, O sonho de minha vida. Pobre amor!
*******
Pudesse esta alma, pudesse, Esquecendo-te, viver, Se um outro amor lhe viesse, Talvez esta alma pudesse te esquecer!
********
Esquecer! Desiludida, De te esquecer, linda flor, Eu tenho esta alma perdida, O sonho de minha vida, Pobre amor!
********
No mês de junho passado , o governo do estado através da Setur leia-se iniciativa do superintendente Júlio Olivar, recuperou o túmulo de Vespasiano Ramos transformando num local próprio para ser visitado por pesquisadores, estudantes e curiosos.
********
Júlio inclusive está finalizando um livro com a história de Vespasiano Ramos. Em 1984 por ocasião do centenário de nascimento do poeta, o governo do estado leia-se por iniciativa da professora Yedda Bozarcov reeditou o livro “Coisa Alguma” única obra de Vespasiano Ramos em livro.
********
O que queremos dizer, é que o autor do poema “Cristo”, jamais foi desprezado pelas autoridades de Rondônia. O que está faltando são as escolas trabalharem juto aos alunos a obra de Vespasiano.
********
A cultura, em especial a literatura rondoniense e em especial a de Porto Velho, agradecem ao professor Edinaldo Freitas pela iniciativa.
********
Por falar em poeta. sexta feira 30 Ernesto Melo o Poeta da Cidade, vai promover no Mercado Cultural a partir das 21 horas o 1° Grito de Carnaval 2017.
********
Segundo o cartaz ai embaixo, o repertório será apenas com marchinhas tradicionais.
********
Vai ser “A Fina Flor das Marchinhas Carnavalescas”. Os foliões estão se organizando para comparecer fantasiado. Querendo dizer: “Com pandeiro ou sem pandeiro. Ô ô ô eu brinco. Com dinheiro ou sem dinheiro, Ô, ô, ô eu brinco”
********
O melhor desse carnaval é justamente esse, a entrada é franca já que é carnaval de rua, apesar de ser parado. Colaboram com os músicos, quem quer e quiser, não é obrigado. Ernesto Melo como acontece toda sexta feira na Fina Flor do Samba com certeza vai correr a “caixinha”.
******
O carnaval do Ernesto Melo no Mercado Cultural servirá de esquenta para o desfile do bloco Mistura Fina, que vai acontecer sábado dia 31, a partir das 17 horas saindo do Bar do Antônio Chulé.
*******

É o adeus ao ano velho!

Nenhum comentário: