sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Coluna Lenha na Fogueira em tese de mestrado

Danielle e seu orientador prof. Dr. Julio Cezar
A coluna “Lenha na Fogueira”, na página Zé Katraca, publicada no jornal Diário da Amazônia, foi abordada em tese de dissertação de mestrado da Universidade Federal de Rondônia (Unir), pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras, Danielle Constantino de Lima, recebendo a aprovação com nota 9,8. A tese de mestrado defendida na tarde da última quinta-feira (21), no auditório da biblioteca Francisco Meirelles, em Porto Velho, trouxe como título “Temas Culturais de Porto Velho na Coluna de Jornal Lenha na Fogueira, de Zé Katraca”. A orientação foi do professor doutor Júlio Cezar Barreto Rocha, com a banca formada pelos professores doutores Élcio Aloisio e Ricardo Gilson.
Em seus primeiros 30 minutos de apresentação a mestranda explicou que a tese trouxe como objetivo analisar de que forma a cultura é tratada no espaço da coluna Lenha na Fogueira, na conjuntura de avaliar seus sentidos, suas abordagens e ao mesmo tempo em que se busca entender a influência sobre os leitores e na sociedade em geral. Danielle Constantino entende que temas regionais precisam ser mais valorizados e acredita estar cumprindo seu papel no contexto ao tentar levar à sociedade a discussão para que os temas locais não morram no aspecto de divulgação e de entender como essa divulgação é abordada.
Constantino agradeceu ao jornal Diário da Amazônia, pela colaboração em sua pesquisa. Disse que organização dos arquivos com as datas cronológicas foram fundamentais para a localização dos arquivos. “O museu Palácio da Memória Rondoniensee a biblioteca Francisco Meireles também foram de fundamental importância para todo esse processo. Meus agradecimentos a todos”, destacou a mestranda.
Tanto a apresentação quanto às argumentações expostas foram elogiadas, a banca examinadora destacou a escolha da mestranda em analisar um tema de caráter local, por valorizar a cultura regional. Ao contextualizar o estudo, Julio Rocha fez menções na amplitude geral do jornalismo como força para construir ou desconstruir nações e governos. “O jornalismo tem essa força de formar opinião, de abordar temas em sua amplitude e repassar à sociedade a sua contextualização”, destacou.
Ao tomar conhecimento da presença de Zé Katraca entre os convidados, o presidente da banca, professor doutor Julio Rocha quebrou o protocolo e abriu a fala ao jornalista colunista. Zé Katraca que fez rápida explanação da história da coluna “Lenha na Fogueira” citou alguns casos curiosos e destacou os episódios de agentes públicos que já tentaram lhe oferecer benefícios (R$), para que a “coluna” não divulgasse informações inconvenientes.

Zé Katraca disse a análise da coluna “Lenha na Fogueira” em tese de mestrado é honra para sua carreira de colunista. Afirmou que é um presente para a coluna que completa 30 anos de história. “A cultura precisa ganhar notoriedade e trabalhos como este nos incentivam. Fico feliz e agradeço a mestranda pela escolha e a banca pelo apoio ao tema”.

Nenhum comentário: