quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Lenha na Fogueira - 02.12.16


 Hoje comemoramos o Dia Nacional do Samba. Veja bem, no último dia 27 de novembro,comemoramos o centenário do primeiro samba gravado “Pelo Telefone”
********
Neste dia 2 de dezembro, comemoramos o Dia Nacional do Samba, que foi criado por um vereador baiano Luís Monteiro da Costa para homenagear o compositor Ary Barroso que havia composto o samba “Na Baixa do Sapateiro” cuja letra fala sobre as coisas da Bahia sem nunca ter colocado os pés no estado.
*********
Justamente num dia 2 de dezembro Ary Barroso marcou uma visita a Salvador e o dito vereador empolgado com tão ilustre visita, o homenageou criando o Dia do Samba na Bahia que depois foi adotado por todo o Brasil.
**********
Hoje em Porto Velho capital do estado de Rondônia, a data será festejada com três importantes eventos.
*********
O primeiro a entrar no ar será o Projeto Samba Autoral no Bar do Calixto, marcado para começar as 19 horas. Com a presença de compositores como Sílvio Santos; Bainha; Waldison Pinheiro, Mávilo Melo; Toninho Tavernard. Torrado; As Pastoras, Oscar, Zé Baixinho, Piaba e tantos outros.
********
As 20 horas, será a vez do Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba começar a tocar no Mercado Cultural. Aí o samba de raiz toma conta do ambiente até a meia noite.
********
Para encerrar a festa pelo Dia do Samba, a Santo Antônio Energia convida todos os sambistas de Rondônia para o show com o sambista carioca Diogo Nogueira.
********
Diogo Nogueira vai se apresentar na casa de espetáculos Talismã 21 a partir das 21h30.
********
A entrada é um quilo de Alimento não perecível. A coordenação pede que não leve Farinha de Mandioca e nem Sal. A troca pode ser feita na portaria da SIC TV a rua Rio Madeira.
********
A Academia de Letras de Rondônia encerrou dia 30, quarta-feira, o seu ano literário, com a realização de um sarau dedicado exclusivamente à poesia, realizado na Biblioteca Francisco Meirelles e participação de acadêmicos e convidados.
*********
No auditório da Biblioteca foi realizado também o programa "Varal de Poesia", com cópias de textos e capas de livros de autores locais, alguns não acadêmicos, registrando mais de 150 poesias e 50 fotos de capas, material que ficou à disposição da administração da Francisco Meirelles para que os visitantes possam conhecer melhor a literatura local.
*********
Na abertura da noite de poesia o acadêmico João Batista Correia, que coordenou a programação, lembrou ser o evento o terceiro especificamente realizado sobre poesia pela ACLER este ano, também em parceria com a academia Rondoniense de Poetas.
*********
Durante o evento a acadêmica e escritora Sandra Castiel leu dois textos de seu livro “Contos Despedaçados”, enquanto as poesias foram apresentadas pelos acadêmicos José Detoni, Gesson Magalhães, João Batista, Pedro Albino, Samuel Castiel, Carlinda Soares, Paulo Sérgio, Chagas Chagoso, Odete Pereira e Rose Chagas. Também se apresentaram o poeta José Martins, membro da ACARP a atriz Renata Silva, convidada, fez a apresentação do monólogo "As Mãos de Eurídice".
**********
Hoje também vamos ter a abertura da exposição “Escamação” da artista plástica Rita Queiroz. O evento é uma promoção do governo do estado através da Sejucel e está marcado para acontecer as 19 horas no Palácio Presidente Vargas.
**********
Além disso, Rita Queiroz passa como doação para o acervo do Museu da Memória do Estado de Rondônia, a coleção “Caminhando Pelas Picadas”.
*********
E tem mais, após a solenidade de abertura da exposição e doação, será servido coquetel em comemoração aos 80 anos de idade da nossa maior artista plástica Rita Queiroz. Parabéns!
*********

Agora vamos curtir a programação em comemoração ao Dia Nacional do Samba!

Nenhum comentário: