quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Nossa história em fotografia


Assis Gurgacz Dr. Rachid. Cloraldino Severo, Teixeirão, João Lucena Leal, presidente Figueiredo e Rita Furtado



Nossa história em fotografia

O fotografo Rosinaldo Machado desembarcou em Porto Velho como integrante da comitiva do Coronel Jorge Teixeira que veio assumir o governo do Territorio Federal de Rondônia em substituição ao Coronel Humberto da Silva Guedes no ano de 1979.
A partir daí Machado passou a registrar todos os acontecimentos oficiais e não oficiais que aconteceram e acontecem até hoje em Rondônia.
Fotografou a instalação do estado no dia 4 de janeiro de 1982 a posse dos primeiros Conselheiros do Tribunal de Contas, dos primeiros Desembargadores, Juízes Promotores de Justiça, dos primeiros deputados estaduais constituintes e criação de vários municípios  do estado de Rondônia.
Seu acervo fotográfico é um dos mais completos sobre a história do estado de Rondônia.
A partir desta quinta feira dia 1 de dezembro 2016, passaremos (sempre às quintas-feiras) a divulgar parte dessa história fotográfica, numa parceria do fotógrafo Rosinaldo Machado, colunista Zekatraca e Diário da Amazônia.

Asfaltamento da BR 364

Ao chegar à Porto Velho para tomar posse como governador do Território, Jorge Teixeira de Oliveira estabeleceu metas de trabalho, entre elas a pavimentação da BR-364. Na época, apenas o trecho entre Porto Velho e Ariquemes era asfaltado assim mesmo 48 quilometros nas proximidades onde estava a reserva para a represa de Samuel ainda era barro.
Jorge Teixeira depois de várias viagens a Brasília conseguiu que fossem assinados, pelo ministro Eliseu Resende, na presença do então presidente João Baptista Figueiredo, 19 contratos para a pavimentação da BR-364, rodovia Cuiabá-Porto Velho, no trecho que vai de Cáceres, no Mato Grosso, a Ariquemes, numa extensão de 1.040 quilômetros. 
Conforme as empresas iam entregando seus trechos asfaltados, Teixeirão promovia a inauguração com as pompas que a ocasião oferecia.
A foto de hoje, foi registrada na inauguração do trecho que tinha Ji Paraná como marco.

Nenhum comentário: