quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Retratos da Nossa História - Se eu disse não lembro e se disse eu nego


João Bento da Costa

Essa frase entrou para o anedotário político de Porto Velho, após ser pronunciada, pelo então vereador João Bento Costa (MDB), numa sessão da Câmara de Vereadores.

João Bento ficou conhecido como o vereador dos pronunciamentos folclóricos, inclusive muitas pessoas compareciam às sessões da Câmara só para ouvir e desopilar o fígado, rindo dos discursos do edil.
O episódio de hoje do quadro “Retratos da Nossa História” o fotógrafo Rosinaldo Machado lembra o acontecido:
Naquela sessão o João Bento em mais um de seus folclóricos pronunciamentos afirmou que"Todo mundo e o povo de Rondônia sabia quem eram os mandantes e os matadores do advogado e ativista Agenor de Carvalho" - assassinado na madrugada do dia 11 de novembro de 1980 em sua residência na rua Julio de Castilho esquina com a Duque de Caxias - e que a justiça e a polícia sabiam de tudo e nada fazia para prendê-los.
Devido a acusação ter tido uma grande repercussão na cidade, o juiz Augusto José Alves, titular da Vara Criminal, intimou o combatente edil a se explicar sobre a grave acusação feita na tribuna da Câmara dos Vereadores da Capital.
E no dia 08 de agosto de 1981, às 11 horas da manhã, o vereador João Bento da Costa, muito agitado e nervoso, acompanhado de seu advogado Dr. José Mario Alves, se apresentou no fórum Ruy Barbosa (hoje Fuad Darwiche) na sala de audiências.

A Promotoria Pública leu a denúncia em desfavor de João Bento e após um longo relato, o juiz se dirigiu ao nervoso vereador e começou o interrogatório.
- Juiz: O que o senhor pode nos informar sobre o crime que acaba de ser relatado e que segundo o jornal Estadão de Rondônia, o senhor disse que todos e o estado de Rondônia sabiam quem eram os mandantes e os matadores de Agenor de Carvalho?
- João Bento: Doutor eu não sei de nada, o que eu soube foi através de conversas que escutei por aí, não lembro aonde.
- Juiz: Pois é, consta no jornal Estadão de Rondônia na edição do dia 02 de agosto: em pronunciamento na tribuna da Câmara dos Vereadores, o senhor disse que “todos em Rondônia sabem quem foi os mandantes e os assassinos de Agenor de Carvalho e a polícia e a justiça nada fazia para prender os responsáveis pelo crime"?
O senhor confirma o que o jornal publicou?
- João Bento: Doutor eu não me lembro de ter dito isso, mais se disse isso eu nego, não disse, nego e não sustento o que disse.
- Juiz: A quem o senhor atribui esta acusação? Será o jornalista, autor da matéria?
- João Bento: Meritíssimo como já tinha lhe dito antes; se fiz este pronunciamento eu não “SE” lembro, às vezes falamos coisas que parecem graves, mais não são tanto, acho que utilizei o meu tempo de fala de uma maneira incorreta, força de expressão né?
E novamente vou repetir: Se disse e se disse, eu nego.....Não lembro.
O magistrado atendendo pedido da defesa de João Bento da Costa resolveu encerrar a audiência.


Nenhum comentário: