sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Acadêmicos do São João Batista escolhe samba

Cinco parcerias participarão da escolha do samba de enredo da escola de samba Acadêmicos do São João Batista, na noite deste sábado 10, na casa de show “Salve Jorge” na Vila Tupi.
Os compositores trabalharam suas letras e melodias, obedecendo a sinopse sobre o tema “São João Batista Apresenta – Manelão: O General da Folia e o Rei da Alegria” uma pesquisa do carnavalesco Sílvio M. Santos que será desenvolvida pelo Pai Beto. A Águia desta vez, como se fosse um pássaro de aço (avião), vai sobrevoar a Passarela do Samba, contando as diversas fazes da vida do General da Banda.
Manelão menino peralta que foi criado no bulevar Amazonas em Manaus e que antes de completar 14 anos, veio para Porto Velho morar com seu pai um dos proprietários da primeira concessionária de veículos de passeio da cidade; estudou mecânica de manutenção no Senai e por ter “metralhado” um veículo da polícia, voltou à Manaus e de lá foi para São Paulo onde aprendeu o ofício de Abridor de Cofre (sua verdadeira profissão).
De volta a Porto Velho, abriu o Chaveiro Gold e participou da criação de várias entidades carnavalescas como o Bloco do Bode, Zé Atraca, Bloco do Purgatório e finalmente “A Banda do Vai Quem Quer” da qual foi presidente até sua morte em fevereiro de 2011. Ainda como carnavalesco foi presidente da escola de samba Pobres do Caiari e “Carrasco” do Bloco da Cobra. Manelão também foi piloto de avião e transportou muita cassiterita e garimpeiros das minerações que ficavam no Vale do Rio Machado e Machadinho.

Conhecido nas rodas de bate papo como “mentiroso”, pois costumava contar estórias mirabolantes, principalmente sobre sua atuação como piloto de avião. “Certa vez vindo de Brasília para Porto Velho o comandante do avião teve um infarto e perguntaram se havia algum piloto a borda e eu me apresentei. Resultado, pousei com o boeing em Porto Velhosalvando a vida de todos nós passageiros”, contava o gordo. Outra estória pitoresca envolvendo avião: “Roubei um avião Paulistinha que estava em manutenção no aeroclube do Caiari sem as asas e fui farrear na Taba do Cacique”.
Essas são algumas estórias que fazem parte da sinopse da São João Batista sobre o General da Folia e o Rei da Alegria nosso querido e saudoso Manelão.

Paulinho Cachaça, Rafael Saideira, Louro Rodrigues e Rubinho do Planalto; Walber do Cavaco & Cristóvão Nascimento; Carlinhos Maracanã & Jair Monteiro; David Durãs; Walber do Bandolim, Marcelo Maya e Felipe Acaf. São as parcerias que estarão concorrendo, a partir das 19 horas deste sábado 10, no Salve Jorge (Vila Tupi), para ver quem vai colocar na avenida, o samba da escola Acadêmicos do São João Batista no carnaval de 2017. A entrada é grátis.

Nenhum comentário: