terça-feira, 29 de novembro de 2016

Lenha na Fogueira - 30.11.16

No próximo sábado dia 3 de dezembro, o cantor sambista do Rio de Janeiro Carlinhos Moreno – Kaka, vai se apresentar na Feijoada que será servida no Mirante Madeira. O show do Carlinhos está marcado para começar as 15 horas.
********
O cantor carioca por alguns anos morou em Porto Velho e foi um dos integrantes da famosa Banda Máxima. Carlinhos no Rio de Janeiro se apresenta constantemente nos botequins da Lapa.
********
Carlinhos Moreno recebe no palco do Mirante Madeira os sambistas convidados: Ernesto Melo, Sílvio Santos e Beto Cezar.
********
O show do Diogo Nogueira que vai acontecer na próxima sexta feira dia 2, está deixando os sambistas de Porto Velho numa grande dúvida. Acontece que a produção da Festa Madeira, está divulgando que o Diogo começa a cantar o mais tardar as 21 horas.
*******
O problema, é que no mesmo dia está programado a última edição do “Samba Autoral” que vai acontecer no Bar do Calixto com início marcado para as 18 horas. Como conhecemos e participamos do Samba Autoral sabemos que dificilmente a Roda de Samba vai terminar antes das 20 horas e se isso acontecer a maioria dos sambistas não poderá prestigiar o show do Diogo Nogueira.
*******
A última edição do Samba Autoral 2016 foi adiada de sábado (3) para sexta feira (2), em virtude do concurso de Marchinhas e Frevos do Galo da Meia Noite que vai acontecer no Mercado Cultural justamente sábado e pelo que sei, alguns dos compositores que participam do Samba Autoral concorrerão no concurso do Galo.
*******
Bainha, Oscar, Zé Baixinho, Waldison Pinheiro, As Pastoras, Sílvio Santos, Toninho Tavernard e Torrado são alguns dos compositores que fazem parte do Samba Autoral e que inscreveram Marchinhas e Frevos no concurso do Galo. Aí vem a Festa do Madeira anunciando que a grande atração da festa que vai acontecer justamente sexta feira dia 2, será o sambista Diogo Nogueira e mais, que a entrada será apenas Um Quilo de Alimento.
*******
Quer dizer, é muita programação de samba prum dia só. E ainda tem A Fina Flor do Samba do Ernesto Melo no Mercado Cultural. Algum desses eventos será prejudicado com a falta de platéia. Não é toda vez que um artista do naipe do Diogo Nogueira se apresenta de graça em Porto Velho.
*********
LUTO - Não podemos deixar de externar nossos sentimentos aos familiares e integrantes da delegação da Associação Chapecoense de Futebol ao povo catarinense em especial do município de Chapecó, pela tragédia com o voo que culminou com a morte de praticamente todo o elenco, diretoria e comissão técnica do time da Chapecoense.
********
A Associação Chapecoense de Futebol – ACF é uma das agremiações futebolísticas mais jovens do Brasil já que foi fundada no dia 10 de maio de 1973, portante está com apenas 43 anos.
*******
Foi apenas em 2013 que a Chapecoense chegou pela primeira vez à Série A do Campeonato Brasileiro, após um empate de 1 a 1 contra o Bragantino. Na atual temporada, a equipe está em 9º lugar, à frente de times tradicionais, como São Paulo, Fluminense e Cruzeiro.
*********
Na semana retrasada, a equipe conseguiu mais um feito inédito em sua história: avançou à final da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional, da Colômbia, depois de vencer o San Lorenzo, da Argentina.
********
"Falou em Chapecoense é o xodó da cidade, é o que movimenta hoteis, aeroporto, é o que dava alegria. Todo mundo remava junto, era uma família, a gente convivia mais do que com a nossa família. A nossa diferença é a união, acreditávamos desde o roupeiro até o presidente de que no campo éramos igual a qualquer time", disse à BBC Brasil Marcelo De Quadros Kunst, auxiliar técnico de goleiro da Chapecoense.



Encontro marca encerramento do Mais Educação 2016



A performance teatral “Guernica”, apresentada por servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed), foi um dos pontos altos do “Encerramento Anual do Mais Educação 2016”, evento realizado pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, da Secretaria Municipal de Educação (Dade/Semed), no auditório da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, na manhã de terça-feira, 29.
A recepção para o evento foi às 8 h com um café da manhã. A abertura oficial foi por volta das 09 h e na sequência foram apresentadas a dinâmica “Relações Interpessoais”, Chicão Santos, pronunciamentos de abertura, apresentação das ações do Dade/Semed, a apresentação da performance teatral, apresentação das experiências das escolas com o programa e dinâmica de encerramento.
Após um ano de muito trabalho, atividades, projetos e aprendizado, a coordenadora do programa em Porto Velho, Luciana de Oliveira, afirmou que o evento é importante porque permite a troca de experiência entre as escolas que participam do Mais Educação. “Essa interação é interessante porque cada escola escolhe sua própria dinâmica, seu próprio método de desenvolver o programa”, disse.
O programa criado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Ensino (FNE) permite que o aluno fique em tempo integral na escola. O programa assegura que os alunos possam passar mais tempo na escola, desenvolvendo atividades de artes, esporte, música, educação patrimonial, acompanhamento pedagógico entre outros, garantindo assim, sua educação integral.


Como apreciar corretamente uma cerveja


Ela é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil, já serviu de inspiração para música, tem um dia dedicado a ela, podemos dizer que é considerada uma paixão nacional, quem sabe, mundial. Sim, estamos falando da cerveja. E para melhorar ainda mais sua experiência com a bebida, o Sommelier de Cervejas e chef de cozinha do curitibano Simples Assim e Sommelier de cervejas, Guilherme De Rosso, preparou algumas dicas especiais.
Para começar, escolha um estilo que agrade ao seu paladar. Segundo o especialista, o rótulo dá dicas importantes sobre a bebida. “Antes de tudo é legal a pessoal decidir que tipo de cerveja ela pretende tomar, hoje existem estilos variados que agradam a todos os gostos”, comenta. Cada cerveja tem uma temperatura. Essa é outra informação importante a ser levada em consideração, já que as temperaturas variam de estilo para estilo. Uma Stout, por exemplo, pede uma temperatura média de 12°C, já uma pilsen vária entre 4°C e 6°C. “Esse cuidado faz com que os aromas essenciais da bebida sejam valorizados, fazendo com que a pessoa consiga sentir tudo que ela tem a oferecer”, acrescenta De Rosso.
Pouca gente sabe, mas o copo, também, é algo muito importante na hora de tomar aquela “gelada”, e isso vai desde o design até a limpeza do objeto. O design do copo ajuda na melhor formação da espuma e na captação dos aromas dependendo da cerveja que será servida. Chicletes, cigarros e café antes de tomar a cerveja podem afetar e muito o paladar, trazendo a quem bebe aromas alterados. “É bom evitar o uso desses elementos, eles podem alterar consideravelmente o sabor da cerveja”, detalha o especialista.
Outro ponto importante, segundo o especialista, é o armazenamento, quando a garrafa for de tampa metálica, a bebida deve ser armazenada de pé, não muito alta e longe da luz solar. E quando colocá-la para refrigeração o ideal é só retirá-la quando for consumir. No momento da degustação, comece pelo visual da cerveja, sua cor, e a formação da espuma, para depois sentir seus aromas e por último o paladar.

Se você pretende beber mais de um rótulo no dia, é importante ter sempre uma garrafa de água e um pãozinho por perto, para intercalar e evitar que você fique “de porre”. Tente harmonizar a bebida com pratos da sua preferência, faça testes, veja dicas na internet. “Para quem gosta de cozinhar e beber cerveja a harmonização com comidas é brincadeira muito legal de experimentar”, explica. Para finalizar, De Rosso lembra que não existe jeito certo ou errado de beber cerveja, cada um tem sua preferência e tudo depende da ocasião, essas dicas são apenas para melhorar sua experiência com a bebida.

Nenhum comentário: