segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Lenha na Fogueira - 29.11.16


Dica de Saúde - Falar sobre sexo ainda é um grande tabu mesmo entre os homens. Poucos são aqueles que se submetem ao exame de toque retal (machismo exacerbado) - Saibam que CÂNCER DE PRÓSTATA MATA! Porém, detectado antes, tem jeito. Por favor, pelo amor de Deus façam o exame e salvem suas vidas.
********
Bom! No último domingo os sambistas comemoraram o Centenário do Samba. Veja bem o centenário do samba não tem nada a ver com o dia 2 de dezembro que é oficialmente O Dia Nacional do Samba.
********
O primeiro registro de uma música cujo ritmo foi registrado como SAMBA aconteceu no dia 27 de novembro de 1916 quando o compositor Ernesto dos Santos, popularmente conhecido como Donga o registrou na Biblioteca Nacional o Samba “Pelo Telefone”
*******
Na época Donga foi muito criticado pelos fequentadores do Terreiro de Umbanda da Tia Ciata local onde os “sambistas” se reuniam para batucar e beber. Alguns compositores se diziam autores da obra junto com o Donga por isso não ficaram satisfeitos quando descobriram que o samba havia sido Registrado apenas com o nome do Donga.
*******
O único dos reclamantes que depois foi reconhecido e passou a dividir a parceria com Donga foi o jornalista Mauro de Almeida. Apesar do chororô, não teve jeito: “O chefe de polícia pelo telefone mandou me avisar...” ficou mesmo registrado como sendo de Donga e Mauro de Almeida.
*******
E olha que estavam nessa briga, compositores como Pixinguinha, João da Baiana, Caninha, Hilário Jovino Ferreira e o também já famoso Sinhô.
********
Segundo os pesquisadores, a letra original dizia: “O chefe de polícia/pelo telefone/Mandou me avisar/Que com alegria/Não se questione/Para se brincar”. E foi alterada para a versão mais conhecida até hoje:
********
“O Chefe de Polícia/Pelo telefone/Manda me avisar/Que na Carioca/Tem uma roleta/Para se jogar...”
********
Sábado dia 26 festejamos o Centenário do Samba na roda de samba do Mário Nilson e Beto Cezar no Mercado Cultural. Também com a participação do sambista carioca Carlinhos Moreno – Kaka.
*******
Já na próxima sexta feira será comemorado o Dia Nacional do Samba.
*********
Essa comemoração conta com a seguinte programação: A partir das 17 horas no Bar do Calixto “Samba Autoral” com a participação da maioria dos compositores de samba de Porto Velho numa promoção e coordenação da escola de samba Asfaltão.
********
Às 20 horas começa o Projeto Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba no Mercado Cultural. Também com a participação de vários sambistas.
********
E para finalizar a noite, aliás, no inicio da noite acontece a III Festa do Madeira com a participação do sambista carioca Diogo Nogueira.
********
Levando-se em consideração que a III Festa do Madeira está marcada para começar às 19 horas e que a primeira atração será a dupla Jonas e Jairo e logo em seguida teremos o show do Diogo Nogueira, o que deve começar no máximo às 21 horas. Se eu fosse o Ernesto Melo não realizaria A Fina Flor sexta feira. Vamos todos festejar o Dia Nacional do Samba no show do Diogo Nogueira.
*******
E tem um detalhe muito importante: a Festa do Madeira é praticamente 0800, pois o ingresso é um quilo de alimento não perecível.
********
Só não pode ser Farinha D’água, Farinha Seca e nem Sal. O que vai ter de nego levando Fubá para trocar pelo ingresso não estará escrito.
*******
A troca já pode ser feita na portaria da SIC TV que fica à rua Rio Madeira.
*********
Bem que o Zé Carlos Banzeiro deveria levar o Diogo Nogueira para assistir nosso Samba Autoral! Seria uma ótima oportunidade para nossos compositores de samba, quem sabe, ter um samba gravado pelo filho do João Nogueira! Ta aí a dica Zé!

Nenhum comentário: