segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Lenha na Fogueira - 15.11.16

Lenha na Fogueira

A Semana da Consciência Negra em Porto Velho, foi aberta ontem com as palestras dos Professores Doutor Marco Antonio Domingues Teixeira e Uilian Nogueira Lima sobre o tema “A Africa Vista Pelos Africanos” e “A Africa Vista Pelos Brasileiros”. A conferência e toda programação que vai até o próximo dia 18, está acontecendo no Instituto Federal de Rondônia - IFRO da avenida Calama.
*******
Hoje por ser feriado não tem nenhuma programação, pois o IFRO não abre nesta terça feira, porém, amanhã dia 16, acontecerá Mesa Redonda “A década do Afrodescendente” coordenada pelo professor Everaldo Lins.
*******
Quinta feira, Mini Cursos com o tema a ONU e a década do Afrodescendente; Breves textos – Professor Mestre Everaldo Lins; As populações Afroamazônicas de Rondônia: Identidade e perspectivas. Professor Uilian Nogueira; Negritude africanas e Afrodiaspóricas; Políticas públicas e direitos humanos. Professor Dr. Marco Teixeira.
*******
O encerramento será com o lançamento dos livros “Afros e Amazônicos, volume II e III, que será distribuído para a comunidade gratuitamente.
*******
Essa programação seria encerrada com um show musical que aconteceria sábado dia 19 no Mercado Cultural. Infelizmente a equipe da coordenação não conseguiu parceria com a Funcultural no que diz respeito a estrutura de sonorização, palco e iluminação.
*******
Uma das atrações da festa de encerramento da Semana da Consciência Negra em Porto Velho seria o Grupo Kizomba.
*******
Isso me lembra o Movimento Cabeça de Negro e o Projeto Cinco e Meia e mais recentemente a Accunera, entidades que realizavam eventos alusivos a Semana da Consciência Negra.
*******
Como estamos na cidade do Já Teve. Tantos as entidades citadas como as festividades alusiva a Zumbi, também não existem mais em nossa cidade. O que será que está acontecendo com a comunidade Negra que ninguém mais se interessa por data tão importante como o 20 de novembro?
*******
Será que algum Terreiro vai se lembrar de bater seus tambores saudando as entidades das religiões Afro-brasileiras? Ou religiões de matrizes como dizem agora, seguindo o tal de politicamente correto.
*******
Fui agraciado com os exemplares dos livros que serão lançados na próxima sexta feira dia 18, no encerramento da Semana da Consciência Negra. Estou lendo o volume II que trata entre outros temas dos “Terreiros” em Porto Velho. Desde Mãe Esperança Rita que criou o Terreiro de Santa Bárbara, passando por Dona Chica Macaxeira do batuque do Samburucu.
*******
As histórias são ótimas e estão me prendendo. É daqueles livros, que a gente começa a ler e não quer mais parar. Vai ao IFRO sexta feira e solicita o teu amigo leitor.
*******
Parabéns ao Marco Teixeira e ao Uilian pela coordenação das pesquisas e edição dos livros.
*******
De hoje a oito dias começa um dos mais importantes festivais de cinema do norte do país, o Festival Latino-Americano de Cinema Ambiental (CINEAMAZÔNIA).
*******
Pois é, no próximo dia 22 Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis estarão recebendo o público no teatro Bazeiros, para a 14ª edição do Cineamazônia.
********
Serão 44 filmes participantes da Mostra Competitiva 2016, além de obras selecionadas em mostras paralelas que serão realizadas em vários pontos de Porto Velho.
********
As exibições serão no Teatro Banzeiros, entre os dias 22 e 26 de novembro em Porto Velho e a entrada é franca. Aproveite!
********

Ainda da tem para fazer inscrição para a Oficina de Bete Bullara que será realizada entre os dias 23 e 25 de novembro no Centro de Formação do Teatro Banzeiros. As inscrições para os dois cursos oficinas podem ser feitas através do sitewww.cineamazonia.com.br/oficinas.

Nenhum comentário: