terça-feira, 1 de novembro de 2016

Lenha na Fogueira - 02.11.16


A Sejucel divulgou na manhã de ontem 1° de novembro, a lista dos vencedores ou contemplados pelo Prêmio de Música Zezinho Maranhão.
*********
Seis projetos foram selecionados pela equipe técnica da Sejucel. Os contemplados foi anunciado em solenidade que aconteceu na Biblioteca Municipal Dr. Cyro Ecobar Ribeiro de Ji Paraná.
********
O prêmio tem como objetivo estimular a reflexão e experiência do público, além da inclusão social. As seis iniciativas vencedoras vão realizar espetáculos para circulação do projeto. Veja os vencedores:
********
Representação: Centro de tradições Gaúchas Querência Nova - Projeto: Os Últimos (O Som a favor do planeta). Município: Ariquemes-RO.
********
Representação: Terra Oca produções Culturais LTDA-ME - Projeto: Sons de Beira - Município: Porto Velho-RO.
********
Representação: Instituição Educacional Guarda Mirim - Projeto: O Tom da Vida - Município: Rolim de Moura-RO.
*********
Representação: Grupo Teatral Diz-Farsa - Projeto Cultural Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba - Município: Porto Velho-RO.
*********
Representação: Rafael Vargas - Projeto: Cantando e Contando História - Município: Ji-Paraná-RO.
*********
Representação: Marcos Biesek Vollbrecht - Projeto: Mono (in) saturado - Município: Guajará-mirim-RO.
********

Agora o governo vai marcar a data para fazer o repasse no valor de R$ 30 Mil para cada Projeto e então, os vencedores começarão a viajar mostrando seus trabalhos pelas cidades por eles escolhidas.

********
Já que estamos falando em Edital! Lembramos que o prêmio Lídio Sohn fica com as inscrições abertas até o próximo dia 14. Quatro produtores de audiovisual, seja pessoa física ou jurídica serão contemplados com o valor de R$ 20 Mil cada.

********
O conteúdo do Projeto deve ter abordagem no tema “Memória e Cultura Rondoniense”.O edital tem como objetivo promover a produção artística de ideias no campo audiovisual na construção da história da arte mais recente para o estado.
********
Os projetos inscritos passarão por três etapas. A primeira será de habilitação do projeto. Nessa etapa a comissão verificará se o participante cumpre as exigências do edital. Na comissão de seleção.
*******
Na segunda etapa do edital, especialistas em cinema vão verificar os projetos, analisando a relevância cultural, criatividade e inovação, impacto social e capacidade de execução.
*******
Na última fase, a comissão analisará o detalhamento de como vai ser feita a produção de curtas metragens, que deve ser de 27 a 33 minutos. Depois, os participantes terão 250 dias para produzir e disponibilizar o produto para a Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel).
********
Os vídeos deverão ser entregues em formato Full HD e no formato de MP4, em duas vias, em pen drive ou DVD.
********
O negócio tá começando a ficar bom. 2017 promete ser o ano dos Editais na Sejucel. Vamos ficar espertos para não perder os prazos das inscrições.
*******
E hoje dia de Finados, será celebrada missa as 8h00, no Cemitério da Candelária o mais antigo cemitério de Porto Velho e de Rondônia uma vez que começou a ser utilizado, durante a construção da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
*******
O Cemitério da Candelária é um dos patrimônios imateriais de Rondônia e mesmo assim, está abandonado, sem nenhuma ação dos responsáveis pela manutenção do que ainda resta da nossa história.
*******
Na realidade o Cemitério da Candelária só é lembrado no dia de finados, porque ha alguns anos, a igreja católica promove a celebração de missa na data.
********

Neste dia de finados a programação é acender velas e visitar os túmulos dos entes queridos que já partiram dessa para melhor!

Nenhum comentário: