sábado, 19 de novembro de 2016

Fest Cineamazônia - A natureza não pode parar

Na próxima terça feira 22, no Teatro Banzeiros de Porto Velho/RO o Mapinguari dará o seu grito “A natureza não pode parar” anunciando a abertura da 14ª edição do Festcineamazonia.
A programação está marcada para iniciar as 19 horas com entrada franca. Desta feita, escolhemos o filme “Rodon o Desbravador” para abrir o Festival que vai de 22 a 26 de novembro com a mostra competitiva (44 filmes), realização de oficinas e apresentações de artistas convidados como o ator e diretor Milton Gonçalves e o músico Arthur Maia. Uma programação que está chamando a atenção do público de Porto Velho é a roda de conversa: “É de Poesia que o Mundo Precisa” que vai acontecer no dia 25 com a participação dos poetas e escritores: Domingues Jr (mediador), Krenak (ativista indígena), Sérgio Santeiro (cineasta), José Peixoto (poeta/Portugal) e Paulo Lins (escritor). “Considerem-se todos convidados a participar das atividades do 14° Fest Cineamazônia a partir do dia 22”, convida Fernanda Kopanakis.
Jurandir Costa chama a atenção dos apreciadores da sétima arte, para a exibição do filme “Rondon o Desbravador” que vai abrir a programação 2016 do Festival. “Qual a melhor forma de comemorar os 14 anos do Cineamazonia? Te convidar para um cineminha, é claro! A pedida é o filme "Rondon, o desbravador", e será na terça-feira, dia 22, às 19h30, no teatro banzeiros” convida o idealizador do Festival.
Fest Cineamazônia breve história
Desde 2003, o Fest Cineamazônia tem colocado a natureza no lugar que ela merece: em primeiro plano, fazendo dela a estrela principal de um dos mais importantes festivais de cinema do Norte do país.
O objetivo central do Cineamazônia é fazer a junção entre a sétima arte e o meio ambiente, divulgando e promovendo a mensagem pela sustentabilidade, o respeito à natureza e à tradição dos povos que dela dependem. Isso sem esquecer de divulgar, integrar e promover discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais,legendados ou narrados na Língua Portuguesa.
Mais que apenas a exibição de filmes, o Cineamazônia também tem como missão a integração social através do cinema. Para alcançar isso, não se limita às salas de cinema convencionais e vai até onde a comunidade está.
Adquiriu o formato itinerante, levando cultura à comunidades esquecidas pelos grandes centros. Em comunidades quilombolas e ribeirinhas, nas praças centrais e nos subúrbios de Porto Velho, nos terreiros de umbanda, circos e campos de pelada, não há local em que o festival não vá por entender que não se deve haver fronteiras entre população e o cinema.

O Fest Cineamazônia o meio ambiente não existe somente através da produção independente de trabalhos audiovisuais, mas como um espaço de várias cenas e um objetivo comum: colocar a arte e a técnica da sétima arte a serviço da preservação da natureza e da sustentabilidade da vida no planeta.

Nenhum comentário: