terça-feira, 22 de novembro de 2016

Lenha na Fogueira - 23.11.16


Encerra na sexta-feira, 25, o período de rematrícula da Escola Municipal de Música Francisco Lázaro dos Santos, a “Escola de Música Laio”, localizada na zona sul da cidade. Após a fase de rematrícula, será aberta a inscrição para os alunos novos. A fase de matrícula ocorrerá no período de 28 a 30 de novembro. O sorteio das vagas está marcado para o dia 1º de dezembro, às 15h, no auditório da escola.
********
A diretora do estabelecimento, Rosicleia de Albuquerque, adiantou também que a escola de música já definiu a programação elaborada para marcar o fim do ano letivo no estabelecimento.
********
As apresentações iniciam no dia 02 de dezembro com o musical “Saltimbancos”, assinado pelo compositor Chico Buarque de Holanda. O musical será montado no Teatro Banzeiros pelas turma de Pré-Musicalização e Musicalização Infantil e juvenil.
*******
Nos dias 05 e 06 de dezembro, acontecerá uma mostra de dança e música na quadra da escola Maria de Nazaré, às 19h, no Castanheira.
*********
O Departamento de Artes (DArtes) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), por meio do curso de Licenciatura em Teatro e do Projeto de Extensão integrartes, que é desenvolvido pela Cia de Teatro Peripécias, realiza temporada de estreia do espetáculo Terror Noturno nos dias 23, 24, 25, 28 e 29 de novembro, às 19h, no Casarão UNIR Campus, em Porto Velho.
*******
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) convida Vossa Senhoria para participar do Seminário UNIR Ver Cidade: um olhar alternativo para Porto Velho que acontecerá no dia 29 de novembro do corrente, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Rondônia (OAB/RO), sito à Rua Paulo Leal, nº 1300 – Porto Velho-RO. O evento pretende refletir as dificuldades, potencialidades e indicadores de soluções para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Porto Velho e assinalar contribuições para a gestão municipal que iniciará o mandato no início de 2017.
*********
Em tempo de final de ano as escolas de música, de dança, de teatro geralmente realizam espetáculos com seus alunos. Numa espécie de prova final ou então para mostrar aos pais dos alunos que seus filhos aprenderam alguma coisa durante o ano.


********
Assim estão pipocando as apresentações de alunos das academias de dança e escolas de música. A programação da FUNPAR está repleta desses espetáculos, que antigamente eram gratuitos, mas, em virtude da crise passaram a ser cobrados. É mixaria mais é!


********
Ontem foi o dia do músico, o profissional que leva a alegria a tudo quanto é canto. Ser músico é abdicar do convívio de seus familiares a noite, para tentar colocar na mesa no dia seguinte, o alimento necessário para nutrir filhos enfim, todos os familiares.


********
Ser música é não parar de sonhar, pois se isso acontecer o mundo fica triste definitivamente. Ser músico é amar a arte mais pura da face da terra que é a música. A arte que conforta todos.


********
Deus ilumine todos os músicos do mundo. Que não os deixe sem inspiração para nos brindarem com belos acordes musicais.
********
Ontem definitivamente a direção do Bloco da Meia Noite encerrou as inscrições do concurso de Marchinhas e Frevos em comemoração aos 25 anos do Bloco comandado pela família Caula/Corbim.
*******
Mais de dez parcerias entregaram suas músicas gravadas à direção do Galo. No próximo dia 3 de dezembro, no Mercado Cultural vamos saber qual será a melhor na visão dos jurados que estarão atuando no festival promovido pelo “Carijó”


*******

Por falar em Carijó o maestro da banda do Galo este ano é o Nilson do Cavaco que promete que a banda só vai tocar marchinhas e samba enredo. Tomara!


Era uma vez João e Maria... e ainda é


O Grupo Teatral Ruante abre temporada de espetáculos, no próximo dia 1° de dezembro, com a peça “Era uma vez João e Maria...E ainda é” no Parque da Cidade. As apresentações ficam até o dia 4 com entrada franca”.
Histórico do Grupo
O Teatro Ruante foi criado em 2004 na cidade de São Paulo, onde produziu três espetáculos (Clown Show, Que Palhaçada é Essa Aqui?, Casamento na Roça – pernas pra que te quero) e permaneceu parado por alguns anos. Em 2015 retomou sua história em outra cidade, Porto Velho/RO.
O grupo tem como fonte inspiradora o universo popular e busca fundir em seus espetáculos a linguagem circense, o teatro de rua e a música; tem como propósito apresentar-se em espaços abertos e alternativos, visando uma comunicação direta com o público das mais variadas idades.
Atualmente o grupo conta com dois espetáculos em repertório: Que Palhaçada é Essa Aqui? (2015) e Era Uma Vez João e Maria... e ainda é (2016).
Sobre o espetáculo
A Conhecida história de Hansel e Gretel, colhida pelos irmãos Grimm, e divulgada entre nós como João e Maria, ganha adaptação do Teatro Ruante pra espaços abertos. A peça conta a história de duas crianças abandonadas por seus pais na floresta, onde se deparam com a/o Coisa.
Com destaque para a narração e para as brincadeiras, o espetáculo propõe uma reflexão sobre a fábula na atualidade. As músicas, criadas ou recriadas a partir do repertório das cantigas infantis, fazem parte da composição das cenas e são executadas ao vivo.
Ficha Técnica
Intérpretes: Bruno Selleri, Fabricio Alonso, Jamile Soares e Selma Pavanelli
Adaptação e Direção: Adailtom Alves e Selma Pavanelli
Produção: Selma Pavanelli e Bruno Selleri
Figurino: Hitalo Yuri Yamashita
Boneco: Cleydson Catarina
Músicas: Adailtom Alves e cancioneiro popular infantil
Adereços: Rita Magno e Selma Pavanelli
Cenário: Ismael Barreto Neves
Apoio técnico: Ana Paula Rodrigues
O quê: Apresentação teatral
Quando: de 01 a 04 de dezembro de 2016
Onde: No Parque da Cidade
Horas: 19:00 h
Quanto: Gratuito.

Prefeitura lança DVD Porto Velho + Sustentável

A prefeitura lança na próxima segunda-feira, às 9 horas, um DVD com as músicas do festival “Porto Velho + Sustentável”, realizado em agosto deste ano durante a 4ª Semana Nós Ambiente (Sena).
A solenidade será realizada na secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), organizadora do festival, na Rua Dom Pedro II com Avenida Campos Sales. Conforme o secretário Edjales de Brito, o DVD tem como objetivos “fortalecer as cenas da cultural local com temas voltados para a preservação do meio ambiente, servir de instrumento de sensibilização em abordagens de educação ambiental e divulgar os atrativos do Parque Circuito”, onde aconteceram os shows.
As músicas gravadas ao vivo durante o festival foram apresentadas por Caribé, F2, Macaquiávelicos, Comunidade Manoa, Dub da Lata, Quilomboclada, Par de Sais, Beradelia e Kali. Das quatro apresentações de cada um deles, duas foram selecionadas para o DVD.
Representantes de cada banda foram convidados para participar do lançamento. “É uma forma também de valorizarmos e divulgarmos os artistas da nossa cidade”, completou secretário da Sema.(Por Augusto José|Fotos Condecom)

Um comentário:

Anônimo disse...

O Galo da Meia Noite tem marchinha para levar o bloco sem a necessidade dessa porcaria que é as músicas de quadrilhas, nada contra as festas juninas, mas cada um na sua época.