quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Exposição memórias do rio no Palácio da Memória


A exposição “Memórias do Rio, paisagens no Madeira” tem o objetivo de mostrar a sociedade não apenas o estudo científico no campo da arqueologia e comunidades tradicionais, mas trazer um pouco das experiências de vida dessas pessoas com o rio e suas histórias.
A cidade de Porto Velho carece compreender mais sobre essas relações que constituem a nossa gênese, mas que por ora está distante de nossa existência, por vários motivos, como a correria da vida cotidiana e a luta pela sobrevivência. Buscar compreender essa mística que se construiu por séculos ao longo do Rio Madeira e que vem sendo destruída com a modernidade e a expropriação econômica tem sido o grande desafio dos remanescentes dessas comunidades. Por isso, que o projeto de Extensão coordenado pela professora Dra Silvana Zuse e conceituado em uma exposição pela Museóloga Evânia Barros trazem a tona não apenas a longa permanência de populações de pelo menos 6 mil anos ao longo do Rio Madeira, mas a tônica e o desafio em permanecer em seus espaços naturais mesmo com tantas transformações recentes não apenas da paisagens, mas dos modos de vida, decorrentes da construção de grandes empreendimentos hidrelétricos. Gerando o risco e extermínio do bem viver e do simbólico no qual essas comunidades viviam emersas.
Neste sentido construir e discutir uma pauta com toda a sociedade de Porto Velho sobre as memórias do Rio Madeira e suas paisagens passar a ser um ponto urgente. Assim a exposição acontecerá entre os dias 07 de novembro a 15 de dezembro no Museu Palácio da Memória Rondoniense (antigo Palácio do Governo), estando aberto ao publico geral de segunda a sexta.

A proposta apresentará visitas guiadas a estudantes e demais grupos, visita ao laboratório de arqueologia do museu, em que será mostrado o processo de análise arqueológica, e em alguns dias na semana também haverá apresentação de documentários no auditório. Serão expostos materiais e narrativas arqueológicas, provenientes das pesquisas de campo do Departamento de Arqueologia da UNIR, nos sítios arqueológicos Santa Paula e Donza, ambos na margem esquerda do rio Madeira, bem como de relatos, fotografias e vídeos das comunidades próximas aos sítios arqueológicos. Aguardamos sua visita e participação. (Texto: Ednair Rodrigues do Nascimento)

Nenhum comentário: