segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Centenário do samba no Samba Autoral


A 21ª edição do Projeto Samba Autoral, que desta vez acontecerá na próxima sexta feira, dia 02 de dezembro, DIA DO SAMBA, junto com o Projeto Pagode dos Amigos coordenado pelo amigo Nilson do Cavaco, encerrará a temporada do Projeto em 2016. “Na oportunidade festejaremos o Centenário do Samba”.
Registra-se que sua origem se deu em dezembro de 2014, quando da realização da 2ª edição do Samba pro Seu Zé, uma iniciativa de Walber do Cavaco, realizado pela Escola de Samba Asfaltão. Um grupo de sambistas começou a pensar em fazer algo que valorizasse os trabalhos de compositores e compositoras de Porto Velho.
O que já era sonho de alguns abnegados virou um embrião que tomou conta de mentes e corações de vários sambistas. A idéia tomou corpo em uma reunião que aconteceu ainda no mês de dezembro de 2014, onde estavam presentes Chystóvão Nascimento, Makumbinha, Walber do Cavaco, Oscar Knightz,Thobá do Cavaco, dentre outros sambistas. Daí em diante, para se tornar realidade a Escola do Tigre abraçou e começou a mobilização e articulação para que o mesmo se concretizasse, o que somente foi possível devido o envolvimento dos (as) inspirados (as) compositores, compositoras, músicos e ritmistas de samba em Porto Velho.
A partir daí, apesar das dificuldades e limitações estruturais, vendo como uma forma de manter acesa a História do Samba, ajudar a evidenciar o talento dos Compositores(as) da cidade, a Diretoria da Escola de Samba Asfaltão acreditou, aceitou e abraçou o desafio de materializar este Projeto mês a mês, respondendo pela estrutura e se responsabilizando pela sua realização...”
Ultima edição do ano.
Fazendo justiça aos guerreiros e guerreiras que estiveram conosco, aproveitamos para registrar nossos mais sinceros agradecimentos a todos, os compositores e compositoras, aos músicos, foram muitos, na harmonia e percussão, que no peito e na raça se dispuseram em estar conosco nesta caminhada. Agradecemos os parceiros Francinei Barreto e Elisangela Alves da Graffporto, o Bar do Calixto e família, a vocês amigos e amigas que nos acompanharam nesta temporada e acreditam neste Projeto que é da cidade e de todas as bandeiras.
Agradecemos de forma muito especial, a nossa comunidade, que acolhe com carinho todas estas pessoas de bem, que cantam e encantam com suas poesias.
Já dizia João Nogueira: “Ninguém faz Samba só Porque Prefere...”, esta opção tem apenas um motivo, Amor ao Samba!
Texto: Silvia Ferreira de Oliveira Pinheiro 

Nenhum comentário: