sábado, 19 de novembro de 2016

Lenha na Fogueira - 20.11.16

A polêmica entre o Grupo Teatral Êxodo e a Funcultural de Porto Velho, ainda vai dar muito “Pano pras Mangas”.
********
Acontece que o presidente José Monteiro não concorda de jeito nenhum, com as justificativas da presidente da Funcultural Gelca Maria, inclusive afirmando que existe uma séria de conversas gravadas, entre o vice presidente do Êxodo Mário Jorge com o prefeito Mauro Nazif solicitando sua intervenção junto a Funcultural no sentido de liberar os recursos para a encenação da peça “O Homem de Nazaré”.
*******
Alerta Monteiro, o Êxodo deu sim entrada no Projeto detalhado sobre o espetáculo e suas necessidades. “Acontece que eles perderam nosso Projeto e só nos informaram agora que não sabem por onde anda”.
*******
E assim termina o mandato cultural do prefeito Mauro Nazif. Sem apoio ao Grupo Êxodo, sem a decoração natalina e sem saber a que veio. Já pensou se ele fosse reeleito?
*******
Por falar em nada! Quando estivemos da sede da Funcultural para saber sobre a “pendenga” com o Grupo Êxodo, estava acontecendo reunião com os blocos carnavalescos de trio elétrico que fazem parte da Liga. Quem estava coordenando a reunião era o Flamarion que se viu aperreado com a “briga” entre alguns dirigentes de blocos, sobre as datas dos seus desfiles.


*******
Quem estava mais exaltado era o Vava do Bloco “Leva Eu” que não faz parte da tal Liga e por isso, se acha prejudicado, já que seu bloco sempre desfila após o carnaval.
*******
A reunião tem como motivo a publicação da Portaria que abre oficialmente o carnaval de Porto Velho que tem que ser publicado segundo Flamarion no dia 1° de janeiro para obedecer as exigências da Lei.


*******
Como o novo prefeito só assume justamente no dia 1° de janeiro que será um domingo, fica difícil para a nova direção da Funcultural cumprir o que determina a Lei, informa Flama.
*******
O certo é que a atual administração quer deixar tudo pronto no que diz respeito a programação dos blocos de trio elétrico, para a nova direção da Funcultural. Outro motivo da preocupação é que os blocos só podem começar seus ensaios, se a prefeitura oficializar através de Portaria a abertura do carnaval. “Por isso tem que ser no dia 1° de janeiro”, informa Flamarion.
*******
Bom! Graças a Coordenação da Juventude (Sejucel), aconteceu na noite de ontem 10, no Palácio Presidente Vargas (Museu da Memória) uma ótima programação alusiva a Consciência Negra cuja data é comemorada neste 20 de novembro.
********
Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado anualmente em 20 de novembro, a Coordenadoria da Juventude da Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) realizou ontem sábado (19) o ato “A Mística de Benguela”, no Museu da Memória Rondoniense, no Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho.
********
Aí juntando a fome com a vontade de comer, o Conegro que tem a frente nosso parceiro Antônio Neto realizou a Marcha para Zumbi que terminou também no palácio da Memória com o show do Grupo Kizomba. Quer dizer, de última hora a programação em homenagem ao Dia da Consciência Negra aconteceu. Ainda bem!


*******
Quero apenas alertar os amigos da Sejucel. O nome do Palácio onde funciona o Museu da Memória continua sendo o Palácio Presidente Vargas. Por isso quando forem escrever algo sobre o patrimônio histórico, não postem “ANTIGO” Palácio Presidente Vargas, porque nenhum ato até hoje foi publicado trocando seu nome. Criaram o Museu da Memória que passou a funcionar no Palácio Presidente Vargas só isso. Vamos preservar os nomes dos nossos monumentos históricos


*******

Quero aqui registrar que a Marcela Bonfim está fazendo a diferença na SEJUCEL!

Nenhum comentário: