quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Balé Folclórico do Amazonas no Palácio das Artes

O Festival Música na Estrada abre as apresentações programadas para Porto Velho este ano, apresentando na noite desta sexta feira 04, as 20h00 no Teatro Palácio das Artes Rondônia, espetáculo com o “Balé Folclórico do Amazonas”.
O Festival Música na Estrada é um dos maiores projetos culturais no norte do país. Desde 2011, promove acessibilidade e aprimoramento através do intercâmbio e da valorização de conteúdos de inúmeras regiões do país. Inteiramente gratuito, o Festival será realizado entre os meses de outubro e dezembro de 2016. Desta vez, além de Boa Vista, Porto Velho, Manaus, Belém e Macapá, o Festival chegará também em Santarém e Brasília. A proposta artística contempla mais uma vez música clássica e instrumental, artes cênicas, e em paralelo as já tradicionais oficinas instrumentais e de dança assim como palestras com professores e musicistas de várias partes do país. O “Festival Música na Estrada” tem a realização do Governo Federal por meio do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet e da Kommitment Produções Artísticas.
Apresentam o projeto o BNDES e a Caixa Seguradora. O Patrocínio Máster é da Instituição de Ensino Superior Estácio e o Patrocínio da Cateno.
Balé Folclórico do Amazonas
O balé Folclórico do Amazonas foi criado em 2001 para compor os corpos artísticos do Estado do Amazonas, vinculado ao Governo do Estado através da Secretaria de Estado e Cultura. O intuito do BFA é resgatar e divulgar as ações destinadas a valorização e dinamização das danças folclóricas regionais. Desde a data permeia com seus espetáculos retratando as danças regionais do seu Estado com um olhar contemporâneo resgatando a história de todo eixo folclórico. Seu repertório é repleto de espetáculos que enaltecem a riqueza cultural e o cotidiano do povo tipicamente amazonense, como o Manaus maná d’agua, primeira obra do seu repertório, Folguedos, Bem do Interior, Beiradão, Herança Afriana e vários outros.
Programa
A coreografia “Bem do Interior” é baseada na obra “Dança do Sol” do advogado, escritor e professor amazonense, Mário Ypiranga Monteiro. Ela mostra como acontece um casamento típico do interior e as festividades comemorativas do evento, com cenários e figurinos amazônicos. Também aborda danças do folclore popular, como o boi-bumbá, a dança do paneiro, a dança da desfeiteira, o tipiti e muitas outras.
Serviço
O que: Festival Música na Estrada
Espetáculo: Balé Folclórico do Amazonas
Local: Palácio das Artes Rondônia
Hora: 20 horas
Entrada: Franca

Nenhum comentário: