sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Lenha na Fogueira - 13.02.16

Por que eles não queriam que meu bloco desfilasse?

O carnaval dos blocos de trio elétrico em Porto Velho termina oficialmente na noite deste sábado, com os desfiles dos blocos Tô de Folga e Axé Foli Mix pelo circuito Centro/Caiari.
********
Até que enfim, dirão os que não gostam da festa pagã, porém, muitos sentirão saudade dos dias de alegria proporcionados pelos blocos Até que a Noite Vire Dia, Galo da Meia Noite, Us Dy Phora, Areal Folia, Vai e Volta, Banda do Vai Quem Quer, Murupi, Jatuarana Sul, Tô a Tôa, Furacão da Zona Sul, Cagalho, Pirarucu do Madeira e hoje o Axé Folia Mix e o Tô de Folga.
********
Por parte dos foliões, podemos garantir que foi o carnaval mais tranquilo dos últimos anos, pois, foram poucos os casos considerados violentos, na realidade, violento no concepção da palavra não aconteceu nenhum, o que aconteceu, foram alguns empurrões com a turma do deixa disso agindo, para evitar conseqüências maiores.

********
Já para a direção de alguns blocos, o negócio não pode ser considerado como maravilhoso. Entre os blocos que passaram por sufoco perante as exigências das autoridades municipais, o mais prejudicado foi o Galo da Meia Noite.

********
Tá certo que a direção do Galo prevaricou, mas, a fiscalização municipal não precisa agir do jeito que agiu, até o minuto final do bloco sair. Chegaram a querer impedir que a direção do Galo pagasse a multa estipulada pela própria Fazenda Municipal. Já pensou nisso. Um determinado fiscal que não nos interessa divulgar o nome (deveríamos), praticamente declarou que se dependesse dele o bloco não desfilaria. Falou isso com ódio. Olha que nem mesmo a intervenção do Rafael Altomar e outros dirigentes da Funcultural abrandaram a ira do referido Fiscal. Não fora o advogado amigo da cultura Ernandes Segismundo entrar com mandato de segurança conseguindo liminar favorável, realmente o fiscal festejaria sua saga vingativa.

********
Em virtude dessa falta de respeito para com nossas tradições, o Galo da Meia Noite amargou prejuízo, pois, vendeu poucos abadas.
*******
Por outro lado, outros dois blocos foram discriminados por alguns elementos da Funcultural. O Bloco da Salgado e o Bloco Tô a Tôa cujos dirigentes chegaram a ouvir dos dirigentes da entidade que tem como objetivo facilitar a realização de eventos culturais e de lazer a Funcultural, que não poderia desfilar. “Não vamos liberar a licença para o bloco de vocês desfilar ou se apresentar”, palavras ouvidas pelos dirigentes dos blocos em suas primeiras  tentativas. Alegaram que para o bloco conquistar o direito de se apresentar teria que ser uma Associação Sem Fins Lucrativos com pelo menos dois anos em atividade. O Tô a Tôa é uma empresa.

********
Foi preciso a intervenção de advogados e até de membros da Semfaz para que os empresários conseguissem a licença para desfilar. Essa foi mais uma aberração registrada no carnaval dos blocos de trio elétrico em Porto Velho. Empresa não pode ser dona de bloco. Só em Porto Velho isso acontece!

********
Basta lembrar que um dirigente da Fundação é o autor dessa pérola:
*********
“A PM é um dos principais elementos para a realização dessa festa popular”.
********
É não meu amigo! Os foliões são os principais responsáveis pelo sucesso dessa festa popular. A Policia é paga para garantir a segurança desses agentes da Alegria que são os compradores de abada, camiseta e pela animação da chamada “Pipoca”.

********
É preciso rever o conceito sobre a nossa maior festa, o carnaval do Brasil é único no mundo e o de Porto Velho faz parte desse conceito global!

********
Vamos brincar carnaval no Tô de Folga e Axé Folia. AXÉ!


Nenhum comentário: