segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Lavagem da Passarela do Samba Edson Fróes


Assim como acontece no Rio e Janeiro, Manaus e outras cidades onde acontece desfile de escola de samba, este ano em Porto Velho, o Movimento dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matrizes Africanas de Porto Velho vai proceder a “Caminhada Pedindo Paz Entre os Povos e Pela Intolerancia Religiosa e o Preconceito Racial” culminando com a lavagem da Passarela do Samba “Edson Fróes” que estará montada no Parque dos Tanques, para os desfiles das escolas de samba filiadas à Fesec.
A ação vai acontecer na sexta feira dia 26, minutos antes do incio dos desfiles das escolas de samba do grupo de acesso. “Nossa pretensão é colocar na passarela do samba aproximadamente dois mil integrantes do Movimento de Terreiros”, disse Pai Francisco de Odé que está coordenando o Movimento junto com a Mãe Nilda da Oxum.
O Ritual da lavagem do sambódromo realizado no Rio de Janeiro é muito bonito e geralmente acontece no dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião (Oxossi), a lavagem é feita pelas baianas de todas as escolas de samba e os Pais e Mães de Santo de todos os terreiros, no mesmo momento acontece a procissão (católica) de São Sebastião com o vigário-geral da cidade comandando o cortejo. Em Manaus também é realizada a lavagem do sambódromo pelas baianas das escolas de samba geralmente Mães e Filhas de Santo.
Em Porto Velho pela primeira vez será realizado este ritual, graças ao Pai Francisco de Odé e Mãe Nilda da Oxum.
Pai Francisco de Odé é integrante da diretoria da escola de samba Acadêmicos da Zona Leste que vai desfilar também no dia 26, tentando o direito de se apresentar no carnaval de 2017, entre as grandes do Grupo Especial.

Os desfiles das escolas de samba em Porto Velho vão acontecer nos dias 26 Grupo de Acesso: Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste; Escola de Samba Império do Samba e Escola de Samba Unidos da Rádio Farol; e no Sábado dia 27, Escola de Samba Asfaltão, Escolas de Samba Os Diplomatas, Escola de Samba Acadêmicos do Armário Grande e Escola de Samba Acadêmicos do São João Batista. 

Nenhum comentário: