terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Fesec oferece coquetel e apresenta jurados


A direção da Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec, oferece na noite desta quarta feira 24, na Casa da Cultura Ivan Marrocos, Coquetel de abertura dos desfiles das escolas de samba de Porto Velho que acontecerão sexta 26 e sábado 27, na passarela do samba Edson Fróes no Parque do Tanques.
Na solenidade exclusiva para a imprensa e convidados da Fesec, o presidente da Comissão de Jurados José Monteiro apresentará as 18 pessoas selecionadas para atuar como julgador, dos 18 quesitos em julgamento. “O presidente da Fesec Hudson Mamedes me deu autonomia na escolha das pessoas o que quer dizer, que dificilmente aceitaremos que alguma agremiação queira impugnar qualquer dos nomes selecionado”, disse Monteiro.
Na oportunidade a direção artísticas dos desfiles, apresentará a imprensa o mapa com a ordem e horário de apresentação de cada agremiação, levando-se em conta, que as escolas do grupo de acesso terão no máximo 50 minutos para desenvolver seus enredos, enquanto as do grupo especial, contarão com no máximo 60 minutos.

Quesitos em julgamento

Bateria  a criatividade e a versatilidade da Bateria.·- A manutenção regular e a sustentação da cadência da Bateria em consonância com o Samba-Enredo; a perfeita conjugação dos sons emitidos pelos vários instrumentos.

Samba Enredo - No Quesito Samba-Enredo o Julgador irá avaliar a Letra e a Melodia do SambaEnredo apresentado, respeitando-se a licença poética. - a letra poderá ser descritiva ou interpretativa, sendo que a letra é interpretativa a partir do momento que contar o Enredo, sem se fixar em detalhes. A sua adaptação à melodia, ou seja, o perfeito entrosamento dos seus versos com os desenhos melódicos.

Harmonia - Harmonia, em desfile de Escola de Samba, é o entrosamento entre o ritmo e o canto. A perfeita igualdade do canto do Samba-Enredo, pelos componentes da Escola, em consonância com o “Puxador” (Cantor Intérprete do Samba) e a manutenção de sua tonalidade; O canto do Samba-Enredo, pela totalidade da Escola; A harmonia do samba.

Evolução - Evolução, em desfile de Escola de Samba, é a progressão da dança de acordo com o ritmo do Samba que está sendo executado e com a cadência mantida pela Bateria.

Enredo - Enredo, em desfile de Escola de Samba, é a criação e a apresentação artística de um tema ou conceito. A sua adaptação, ou seja, a capacidade de compreensão do enredo a partir da associação entre o Tema ou Argumento proposto e o seu desenvolvimento apresentado na Avenida através das Fantasias, Alegorias e outros elementos plástico-visuais. A apresentação seqüencial das diversas partes (alas, alegorias, fantasias, etc.) que irá possibilitar o entendimento do tema ou argumento proposto, de acordo com o roteiro previamente fornecido pela Escola a criatividade (não confundir com ineditismo)

Alegorias e Adereços - Neste Quesito estão em julgamento as Alegorias (entendendo-se, como tal, qualquer elemento cenográfico que esteja sobre rodas, incluindo os tripés) e os Adereços (entendendo-se, como tal, qualquer elemento cenográfico que não esteja sobre rodas), exceto os utilizados para a realização das Comissões de Frente, que serão avaliados pelos julgadores daquele quesito.

Fantasias - Neste Quesito estão em julgamento as fantasias apresentadas pela Escola, com exceção das que estiverem sobre as alegorias, as fantasias do casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira e a fantasia da Comissão de Frente.

Comissão de Frente -  a indumentária da Comissão de Frente, levando-se em conta, neste caso, sua adequação para o tipo de apresentação proposta.·A Comissão de Frente poderá se apresentar a pé ou sobre rodas, trajando fantasias dentro da proposta do enredo ou tradicionalmente. A concepção da comissão de frente e a sua capacidade de impactar positivamente o público, no momento da apresentação da Escola;

Mestre Sala e Porta Bandeira - Para conceder notas de 8,0 à 10,0 pontos, o Julgador deverá considerar: a indumentária do casal, verificando sua adequação para a dança e a impressão causada pelas suas formas e acabamentos; beleza e bom gosto. A exibição da dança do casal, considerando-se que não “sambam” e sim executam um bailado no ritmo do samba, com passos e características próprias, com meneios, mesuras, giros, meias-voltas e torneados, sendo obrigatória a sua exibição diante dos Módulos de Julgamento.

Nenhum comentário: