terça-feira, 28 de abril de 2015

Sesc Leituras em cena com o ator Luciano Matricardi


Sesc Dramaturgia leituras em cena iniciou sua programação pelo município de Vilhena nesta terça-feira (28) e após segue para Ji-Paraná onde encerra suas atividades. Esse ano o projeto traz a oficina “Dramaturgia do ator” ministrada pelo ator e pesquisador, Luciano Matricardi. As oficinas acontecem nas unidades do Sesc das 19h às 23h, de 28 de abril a 2 de maio em Vilhena e de 4 a 8 de maio em Ji-Paraná. Podem se inscrever atores, bailarinos, estudantes de artes e interessados em geral, com idade a partir de dezesseis anos. Serão oferecidas vinte vagas gratuitamente.
Luciano Matricardi trabalhará noções e práticas do ator de uma forma que possibilite a construção expressiva e poética em Cena. Iniciará com um bate-papo sobre abordagens e processos de criação do ator a partir de práticas corporais, princípios de improviso e material pessoal do ator. Recursos como textos, músicas, memórias, objetos e imagens servirão de ferramentas para trabalhar o discurso poético- expressivo dos participantes.
Luciano Matricardi
Ator e pesquisador, investiga as relações entre manifestações tradicionais, religiosidades, antropologia e teatro, através da noção de “trabalho do ator sobre si”. Formou-se em Interpretação Teatral pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e tem Mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Sesc Dramaturgia – Leituras em Cena

Idealizado pelo Departamento Nacional do Sesc juntamente com o Sesc Rondônia, o projeto visa estimular a prática da leitura de textos teatrais, sejam eles inéditos ou consagrados pela dramaturgia nacional e mundial. O objetivo é capacitar os participantes, disponibilizar esses textos, realizar um intercâmbio entre os dramaturgos, além de possibilitar a montagem de grupos de estudos voltados somente para textos teatrais.

Nenhum comentário: