quarta-feira, 22 de abril de 2015

Lenha na Fogueira - 23.04.15


A direção da E.E.E.F.M. Professor Orlando Freire juntamente com a equipe de coordenadores do projeto Rádio Falante/TV Paredão convida Vossa Senhoria e sua equipe para participar da “Exposição Retrô” do projeto Bom dia com o rei. Esse evento tem como objetivo divulgar as músicas e as obras dos discos vinil de Roberto Carlos no cotidiano da nossa escola

*********
Enquanto isso, o administrador da Casa da Cultura Ivan Marrocos João Carlos Alves – Maracanã comunica, que está acontecendo nos diversoss ambientes da Casa: Exposição de orquídeas, artesanato e lançamento do livro Graça de Maria que acontece nesta quinta feira 23, as 19h30 do Escritor Edson Lodi. Exposição de Pufes, da Cooperativa COOTAMA. (Unidade prisional feminina).

********
Por falar em Afonso Ligório quem está na cidade é a artista plástica Rita Queiroz. A portovelhense do Seringal Santa Catarina atualmente reside em Anápolis (GO). Quando a Rita está na cidade, os gestores culturais “tremem”.

Como toda regra tem exceção, ela avisou aos artistas plásticos de modo geral: “Quem mexer com o superintendente da Secel Rodnei Paes vai se ver comigo”.

*********
Os Ministérios Público Federal e Estadual entraram com ação Civil Pública para obrigar a União, o governo estadual e o governo municipal a retirar, restaurar, proteger e tombar uma ESCAVADEIRA que desembarcou em Porto Velho em 1908 (século passado) e foi utilizada na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e se encontra praticamente totalmente soterrada nas imediações do marco ZERO da EFMM.

********
Acontece que algumas pessoas postaram nas redes sociais, que se retirarem a Escavadeira do local, o barranco vai desmoronar, trazendo junto o Mirante 2.

********
Tenho cá minhas dúvidas, pois quando a Escavadeira sofreu o aterramento o Mirante já existia, por isso acho que o Barro que está cobrindo a centenária máquina, não tem nada a ver com o barranco do Mirante.

********
Por outro lado. Não podemos nos dar o luxo de perder um patrimônio histórico tão valioso, para uma suspeita de desmoronamento.

*******
Para evitar o tal desastre, basta que os réus, contratem uma empresa especializada, que tenha em seus quadros, engenheiro capacitado para o serviço.

*********
Para evitar que daqui a alguns anos os pesquisadores (arqueólogos) descubram embaixo das barrancas do Rio Madeira a Escavadeira, que foi usada na construção da lendária Estrada de Ferro Madeira Mamoré.

********
Acho que é bem melhor, desenterrá-la e prepará-la para servir de atração turística agora. Ainda mais que o IBGE divulgou, que Rondônia é o estado da Região Norte com maior potencial turístico.
********
Desenterrem a ESCAVADEIRA de 1908, antes que o Mirante Dois desmorone por cima dela.
**********
Já a Semdestur está divulgando que vai recuperar tudo quanto é praça em Porto Velho. A primeira vai ser a Aluizio Ferreira no Caiari.

********
Deveria ser a Marechal Rondon e a Jonathas Pedrosa que estão realmente abandonadas, servindo de camelódromo desde que o Rio Madeira se revoltou contra as “mentiras” dos políticos e alagou alguns setores da cidade.

*********
Todo mundo que foi vitima da enchente de 2014 de uma maneira ou de outra, está dando um jeito de sobreviver. Só quem não conseguiu isso de verdade, foi a população de Porto Velho que até hoje, sofre com a falta de responsabilidade da municipalidade para com nossos logradouros públicos.
********
Mercado do Peixe, Mercado do Agricultor, Camelódromo e Praça da Madeira Mamoré ta tudo abandonado.

********
Enquanto a praça Rondon e Jonathas Pedrosa, de praça, só resta o nome...

Nenhum comentário: