quinta-feira, 9 de abril de 2015

LENHA NA FOGUEIRA - 09.04.15




Atenção artistas plásticos, desenhistas, pintores e designer, publicitários e profissionais afins. A Federação de Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia – FEDERON comunica que as inscrições para o concurso que escolher a LOGOMARCA do ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ 2015.

********
Os interessados em participar tem até a próxima segunda feira dia 13 para entregar o CD com sua criação. O Regulamento e a Ficha de Inscrição estão à disposição na sede da FEDERON no Prédio do SATED à avenida Sete de Setembro bem em frente ao clube Ferroviário. Vai lá e fala com a secretária Ciane.

********
O Vencedor ganha R$ 300 que no frigir dos ovos vai dá pra degustar um Pato no Tucupi durante o Flor do Maracujá que este ano deve acontecer entre os dias 15 e 30 de junho no Parque dos Tanques.

********
99 anos de vida da Tia Nair!

********
Peço licença aos queridos leitores, para utilizar a partir deste momento este espaço, para registrar o aniversário de 99 anos de idade da minha querida Tia Nair Andrade Macêdo.

********
Tia Nair nasceu na localidade de São Cristóvão hoje pertencente ao Distrito de São Carlos no Baixo Madeira, justamente no dia 9 de abril de 1916.
********
Ainda jovem veio morar em Porto Velho onde trabalhou como funcionária pública do governo do Território Federal do Guaporé depois Rondônia.

********
Morou por muitos anos no bairro Santa Bárbara justamente na esquina da rua Joaquim Nabuco com a hoje Paulo Leal. “Meu filho, lavei muita roupa na Bica”. Até hoje esse local existe e é chamado de “Grutião”.
*******
Tia Nair tem muita histórias pra contar, aliás, ela gosta de contar histórias e estórias do tempo que morava em São Cristóvão. História de Boto, de Cobra Grande e dos Encantados da Floresta ela sabe tudo.
********
É minha fonte quando preciso saber das coisas da localidade onde nasci Santa Terezinha que também pertence ao Distrito de São Carlos.

********
Ela colaborou carregando tijolo da beira do rio Madeira com a construção da Catedral Metropolitana de Porto Velho. “Na missa das cinco horas da madrugada, o bispo Dom João Batista Costa pedia que os fiés ajudassem no transporte dos tijolos que vinham de Humaitá, para a construção da Catedral e nós as beatas, descíamos até a beira do rio, carregávamos as carroças de tijolos e depois saíamos correndo, para descarregá-la no local da construção”, conta Tia Nair.

******** 
Dos Encantados ela conta que certa vez uma jovem no baixo Madeira foi encantada pelo Boto e depois de uns dias no fundo do Rio, apareceu na beira e contava para os parentes, que só não ficou morando com os Botos porque não aceitou nenhuma bebida e comida oferecida por eles. Diz ela que a jovem era uma parenta sua!

********
Tem um detalhe muito importante: Tia Nair aos 99 anos de idade está lúcida, assiste tudo quanto e jornal na televisão assim como as novelas e ler as notícias nos jornais impressos sem usar óculos de grau.
*********
Ela é o orgulho da família Macêdo que conta também (to falando das filhas de Bento Macêdo que estão vivas) com a Tia Flor.
*******
Hoje a festa não vai ser fraca. Todos os filhos vieram da Bahia, do Rio de Janeiro de Natal (RN), do Acre de Manaus é gente que não acaba mais.

********
Parabéns Tia Nair pelos 99 anos de vida.
********
Vem aí a festa do Centenário! 

Nenhum comentário: