sexta-feira, 17 de abril de 2015

Lenha na Fogueira 18.04. 15




Quando o relógio marcar doze horas ou meio dia, neste sábado, liga o rádio na 105.9 FM Rádio Transamazônica e escuta o nosso programa 360 Graus. Quando digo nosso é porque quem apresenta sou eu e a Sonia Maria aquela do “Cheiro Cheiroso”.

********
Durante duas horas já que o programa começa ao meio dia e só sai do ar as duas da tarde (14h00), vamos falar sobre o dia do índio que acontece amanhã 19 de abril.
********                
Vamos lembrar a história de Tiradentes tocando músicas que tem a ver ou que fale sobre o herói da Inconfidência Mineira.

********
E homenagear o Rei Roberto Carlos pelo seu aniversário que também é amanhã. Para falar sobre o Rei convidamos seu fã numero Um, pelo menos na região Norte João Luiz Kerds que tem tudo que se relaciona a história de Roberto Carlos. Inclusive a primeira música gravada por ele.

*******
O dia 19 de abril foi instituído no Brasil como o dia do índio pelo presidente Getúlio Vargas em 1943 através do Decreto 5.540
*********
Qual a origem da data? Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões.

********
Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.

******** 
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico.

********
Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

********
Em Rondônia no município de Cacoal no dia em que se comemora o "Dia do Índio", 19 de abril, a Fundação Cultural de Cacoal (RO), cidade distante 480 quilômetros de Porto Velho, irá realizar o "Dia do Índio com a comunidade", com apresentações de atividades lúdicas, pinturas, danças, exposição de artesanatos e a escolha da miss e mister indígena 2015. Os índios da etnia Suruí e Cinta Larga irão apresentar danças culturais e a representação de fogo.

*********
Em Porto Velho a Escola Rio Branco realizou no ultimo dia 15 o Dia da Diversidade Cultural Indígena, quando centenas de alunos, professores, técnicos, pessoal de apoio e direção com a parceria da Funai, realizaram uma grande atividade na quadra da escola.
*******
A Escola Rio Branco elaborou um projeto interdisciplinar envolvendo toda a escola nessa atividade que valoriza a Diversidade Cultural Indígena.

********
Os grupos “Canteiro de Sons” (bate latas) e “Pensar e Dançar” (ballet) deram as boas vindas aos participantes.

********
Os trabalhos foram apresentados em telas e artesanato em argila, além de outras atividades interdisciplinares como a “História da Matemática Indígena no Brasil”, “Plantas da Amazônia no tratamento de Doenças”, “Saúde Indígena”, “Diversidade Étnico Cultural”, “Mapa do Brasil com a localização dos grupos indígenas”, “Dança da Chuva”, “Exposição Palavras Indígenas”, “Exposição Palavras Espanholas de origem Indígena e seus significados”, “Culinária Indígena”, “Lendas Indígenas”, além de outras. O índio Adriano Karipuna agradeceu à escola pelo convite e  muito a vontade interagiu com os alunos em vários momentos.

*********


É assim que se faz cultura!

Nenhum comentário: