quarta-feira, 29 de abril de 2015

Lenha na Fogueira 30-04-15

O fazer cultura que para muitos parece “bicho de sete cabeças”! Não é! Principalmente quando se trata de cultura popular, como é o caso da Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.

********
Não é bicho de sete cabeças, mas é trabalhoso, não é fácil montar uma programação que agrade todos, sempre tem alguém que se diz prejudicado pela organização do evento, ou por seu grupo ter que se apresentar muito cedo.
********
Porém, se a equipe for disposta, o negócio flui com a maior tranqüilidade. Estamos acompanhando a equipe da Fundação Cultural de Porto Velho – Funcultural comandada pelo Marcos Nobre Junior. Uma equipe considerada pequena, mas que vem dando conta do recado direitinho.
********
Se prestarmos atenção, vamos encontrar a pequena equipe nos ensaios dos grupos folclóricos espalhados pelos quatro cantos da cidade. Os Projetos que são apresentados no Mercado Cultural passaram a contar com o apoio logístico e financeiro após cinco anos se apresentando sem receber um tostão.

********
Aliás, esses Projetos vão ter que parar a partir da próxima semana, uma vez que o Mercado Cultural vai passar por reforma no telhado, instalações elétricas e até vão instalar o sistema de climatização no ambiente.
*********
A turma da Funcultural está empenhada na formatação do regulamento do festival de música que vai acontecer no mês de agosto.

********
Está empenhada na realização do Arrastão de São João que vai acontecer no dia 14 de junho com a participação de todos os grupos folclóricos de Porto Velho filiados à Federon e culminará com o show musical do cantor Alceu Valença.

*******
Está empenhada na festa de lançamento de livros sobre o centenário de Porto Velho que deve acontecer na próxima semana.
*******
Está empenhada em intermediar junto às secretarias afins, a limpeza do Parque dos Tanques local onde vai acontecer o Arraial Flor do Maracujá. Está empenhada com a coordenação do Clico Junino, que envolve vários arraiais que acontecem na cidade e começam a partir do dia 27 de maio com a abertura do Flor de Cacto e só termina no final de agosto com o Arraial “Comunidade no Sertão” no bairro Esperança da Comunidade.
*******
Recentemente abriu a exposição “Variações” do artista plástico Bototo que inclusive está aberta a visitação, na sede da Funcultural a rua Elias Gorayebe com D. Pedro II durante o horário comercial.

********
Isso também está acontecendo na Secel, ainda em menor intensidade. Rodnei está conseguindo colocar as coisas nos eixos. A equipe está ficando boa. Tem o Fabiano, Bebel, Gaspar, Pamela, Wellida. Ednair, Chicão até eu voltei pra lá.
*********
Daqui a alguns dias, espero estar escrevendo o mesmo a respeito das ações da Secel na área da cultura. Eles já estão trabalhando de “vento em popa”, na estruturação do Flor do Maracujá, nos últimos dias a equipe está debruçada em cima da elaboração do projeto que trata da iluminação, sonorização, arquibancadas, camarotes, tendas, banheiros químicos e o que cabe ao governo do estado na cooperação com a Federon.

*******
Na próxima semana estarão fazendo visita em todos os Pontos de Cultura de Rondônia e ainda no mês de junho vão coordenar o encontro do Conselho de Cultura que vai acontecer em Ji Paraná com a presença de todos os Conselheiros de Cultura de Rondônia.

*******
Já estão trabalhando a publicação da “Voadeira Cultural”! Voadeira porque fragmentaram o Batelão Cultural. Alguns editais devem ser publicados em breve.

*******
Fazer cultura nunca foi bicho de sete cabeças, ao contrário, é apenas uma questão de querer fazer!

Nenhum comentário: