sexta-feira, 24 de abril de 2015

Governo e prefeitura confirmam apoio ao Flor do Maracujá


Durante reunião da Federeção de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon que aconteceu na noite da última quinta feira 23, na Sala Cuniã do Teatro Banzeiros com os dirigentes dos grupos filiados, compareceram o Secretário da SEAS Marcio Felix, Diretora Administrativa da Secel Bebel Madalena, Gerente de Cultura da Secel Fabiano Barros e o Superintendente Rodnei Paes além do Presidente da Funcultural de Porto Velho Marcos Nobre.
De repente a reunião marcada pela diretoria da Federon para tratar da programação referente ao Ciclo Junino que começa no dia 29 de maio, com a abertura do Arraial Flor de Cacto, mas, que tem a abertura oficial marcada para o dia 14 de junho, com a realização do “Arrastão de São João” e o show do cantor Alceu Valença, se transformou numa solenidade que oficializou a parceria do governo do estado através da SEAS e da Secel, prefeitura via Funcultural de Porto Velho e a Federon.
Por ter que participar de outros compromissos, o secretário Marcio Félix foi o primeiro a usar a palavra para informar aos dirigentes de grupos folclóricos, que o governador Confúcio Moura havia concordado com a realização da XXXIV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Flor do Maracujá no Parque dos Tanques. “Ali será construído o que estamos chamando de Cidade dos Funcionários, porém, a obre só deve começar no segundo semestre, por isso não vemos impedimento nenhum para que o Arraial Flor do Maracujá seja montado la”, disse Márcio.
Falando em nome do superintendente da Secel a diretora Bebel confirmou que de acordo com o que ficou acordado desde o ano passado, o governo estadual vai participar do evento contratando a estrutura de Iluminação, Arquibancada, Camarotes, Tendas e Sonorização. “Precisamos apenas que a Federon nos relacione os equipamentos técnicos que serão utilizados nas apresentações dos grupos”, disse Bebel. Fabiano Barros falou de como os grupos folclóricos e a própria Federon com a entrada em vigor da Lei da Cultura Vivia podem se transformar em Pontos e Pontões de Cultura.

Circuito Junino


O presidente da Funcultural Marcos Nobre em sua fala, disse da programação que sua equipe em parceria com a Federon vai colocar em prática, para o que ficou denominado como “Circuito Junino”, que contempla praticamente todos os arraiais que vão acontecer em Porto Velho a partir do dia 29 de maio até o final do mês de agosto. “O prefeito disponibilizou recursos da ordem de R$ 600 Mil, para as festas juninas em nossa cidade”. Marcos Nobre também lembrou, que até o próximo dia 30, a Funcultural estará recebendo inscrições de pessoas ou entidades que desejam realizar Arraial durante o período junino. “Dentro da medida do possível, vamos apoiar alguns desses eventos”, finalizou Marcos Nobre.
Reunião ordinária

Antes das despedidas das equipes da Secel e Funcultural o superintende da Secel Rodnei Paes utilizou a palavra para dizer que as portas da Superintendência de Esporte e Cultura sempre estarão abertas para receber os representantes dos movimentos culturais de Rondônia. A direção da Federon deu prosseguimento à reunião, apresentando o cronograma dos arraiais que vão acontecer durante o período junino e de como será a participação dos grupos filiados à entidade. 

Nenhum comentário: