quinta-feira, 23 de abril de 2015

Secel reúne artesãos e segmento cultura popular

Dando prosseguimento à série de encontros com os segmentos culturais de Rondônia, a Superintendência da Secel reuniu na tarde da última quarta feira 22, integrantes do Artesanato e da Cultura Popular com o objetivo de realizar levantamento das demandas das duas setoriais.
O encontro aconteceu na sala de reuniões do Teatro Palácio das Artes Rondônia e contou com a presença maciça dos artesãos que atuam em Porto Velho na Feira do Sol, Feira do Porto, Casa da Cultura e outros locais da cidade. Entre as reivindicações a que recebeu maior atenção por parte dos representantes da Secel Diretora Administrativa Bebel, Gerente de Cultura Fabiano Barros, Coordenadora do PAB Wélida Sodré e técnica de cultura Ednair, foi a definição de um local próprio para comercialização das peças produzidas  pelos artesãos. “Estávamos muito bem no galpão da Madeira Mamoré até o governo ceder o espaço para o SENAI e depois veio a enchente e nos tirou da praça em frente ao galpão e nós ficamos a ver navios, agora estamos solicitando à Secel que interceda junto a quem de direito, para que voltemos a expor nossos produtos na praça da Madeira Mamoré”, disse a artesã Marlene. A diretora executiva Bebel juntamente com o gerente de cultura Fabiano Barros se propuseram a levar a reivindicação dos artesãos aos órgãos responsáveis pelo patrimônio. “Provoquem-nos enviando seus projetos e reivindicações” discursou Bebel. De imediato ficou decidido que o governo estadual através da Secel vai colocar a disposição, o caminhão do PAB para transportar a produção dos artesãos de Porto Velho, Candeias e outros municípios para a Feira Rondônia Rural Show que vai acontecer em Ji Paraná no mês de maio.

FLOR DO MARACUJÁ
De acordo com o Gerente de Cultura Fabiano Barros o governo do estado através da Secel, vai participar da XXXIV edição do Arraial Flor do Maracujá colocando a disposição da Federon a estrutura de iluminação, arquibancadas, camarotes, sonorização e tendas. “Estivemos com o secretário da SEAS Marcio Antônio que nos garantiu a liberação do Parque dos Tanques para a realização do Flor do Maracujá assim sendo, em parceria com a Federon, vamos realizar uma grande festa”, disse Fabiano.

Presente a reunião a secretária da Federon Mary Ciane informou à Secel, que o Arraial vai acontecer entre os dias 17 e 28 de junho, com apresentação de 40 grupos folclóricos incluindo os que vão participar da eliminatória.

Nenhum comentário: