terça-feira, 7 de abril de 2015

LENHA NA FOGUEIRA - 08.04.15


A Cândrica Madalena está de volta à Secel. Desta feita minha amiga Bebel assume a Diretoria Executiva o que quer dizer, o mesmo que Superintendente Adjunta. Com certeza as comunidades que militam nos vários segmentos culturais estão mais confiantes de que alguma coisa em prol das ações culturais será feita.

*********
Bebel chegou a Secel como quem não queria nada, lá pelos idos de 2004, levada pelo seu pai Professor Chiquinho para auxiliar a equipe que iria (e foi) representar Rondônia no Seminário Cultural da Amazônia que aconteceu em Belém do Pará. Por ter se destacado no desenvolvimento do trabalho a ela designado, o então Secretário de Cultura Luiz Carlos Venceslau a convidou para fazer parte da equipe de cultura da entidade.

********
Era o governo de Ivo Cassol em seu primeiro mandato, veio o segundo mandato e ela continuou, agora como Gerente de Cultura.

********
Quando Confúcio Moura assumiu seu primeiro governo a pedido dos integrantes dos movimentos culturais, Bebel permaneceu como Gerente de Cultura cargo que exerceu até solicitar licença maternidade.

********
Na volta resolveu cuidar do seu Bebê e deixou a Secel, vamos dizer, sob o lamento de todos nós. Agora volta como Diretora Administrativa.  Parabéns ao governador Confúcio Moura pela escolha.
********
Aliás, o Rodnei agora está com uma ótima equipe de cultura. Tem Bebel, Fabiano, Chicão Santos e a Wellida Sodré.

********
Guajará Mirim faz aniversário na próxima sexta feira dia 10, porém as comemorações já estão rolando na cidade que um dia foi considerada A Pérola do Mamoré. O interessante é que na programação divulgada pela prefeitura, não consta nenhuma atividade envolvendo os Bois Bumbás Malhadinho e Flor do Campo.

********
Esses dois grupos folclóricos até bem pouco tempo, eram a principal atração, não apenas nas festas de Guajará Mirim, mas, de praticamente todo o Estado.
*********
Isso foi até 2012, depois daquela homenagem ao governador não sei (sei sim) o que foi que aconteceu que, Malhadinho e Flor do Campo saíram da agente festiva de Rondônia.
********
Ano passado para passar despercebido realizaram uma mostra num local que não tem nada a ver com a qualidade das apresentações dos dois grupos. Grupos que foram o orgulho de Rondônia saíram pelo Brasil representando nosso estado fazendo bonito. Foram elogiados até pela Ministra da Cultura à época Marta Suplicy quando participaram da Teia Nacional dos Pontos de Cultura.
*********
De repente a prefeitura de Guajará Mirim promove a festa de aniversário da cidade e não coloca nenhum do dois grupos na programação. Será que os Bois de Guajará se acabaram. Tenho certeza que não, o que está faltando é apoio tanto do governo municipal como do governo estadual.

********
Não adiante dizerem que os grupos não podem assinar convênio por estarem inadimplentes com os governos.

********
O correto seria se arranjar um meio de realizar o Duelo na Fronteira entre os dois Bumbá. Isso promove Guajará Mirim em todos os aspectos.
********
Ao não realizarem o Festival ou pelo menos colocar os bois na programação oficial do aniversário da cidade, estão condenando os dois bois ao ostracismo.

********
Vamos voltar a valorizar os bois Flor do Campo e Malhadinho de Guajará Mirim eles e a população da Pérola do Mamoré merecem.

********
Até o futebol de Guajará está voltando a participar do campeonato estadual de futebol, por que também não trazem os Duelo na Fronteira de Volta. Registro aqui meu repúdio à administração municipal de Guajará por não colocar os Bois na programação de aniversário!

Nenhum comentário: