sexta-feira, 24 de abril de 2015

Lenha na Fogueira - 25.04.15


O interesse pela Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás - Arraial Flor do Maracujá, mudou da água pro vinho, com os novos gestores de cultura, estadual e municipal.

*********
Isso podemos notar na reunião da última quinta feira 23, da Federon que tinha como pauta, apenas a apresentação do cronograma da participação dos grupos folclóricos no Arrastão de São João que vai acontecer no dia 14 de junho e da participação nos Arraiais que fazem parte do Ciclo Junino da Funcultural de Porto Velho.

********
De repente, entraram na sala Cuniã do teatro Banzeiros, representantes da Secel Bebel Madalena, Fabiano Barros mais o secretário da SEAS Marcio Félix e mais tarde o superintendente Rodnei Paes.

*******
Mal a turma da Secel tomou acento, entra a equipe da Funcultural de Porto Velho comandada pelo presidente Marcos Nobre. Com isso a reunião mudou totalmente de rumo e se transformou numa solenidade “Oficial”
********
Solenidade porque o pessoal do governo foi lá, pra dizer que o apoio do governo está garantido no que diz respeito à seção do terreno do Parque dos Tanques além da estrutura de palco, iluminação,sonorização, arquibancadas e camarotes. Pela primeira vez a Secretaria de Ação Social entra na parada e já entrou forte,

********
A Funcultural garantiu o repasse de recursos aos grupos, o que é bastante positivo. “Não é o que os senhores merecem, mas, é o que a prefeitura pode disponibilizar”, disse Marquinho Nobre.

********
Todo mundo saiu do Banzeiros aplaudido de pé. Quer dizer, o Banzeiro se transformou em “remanso”.

********
Outro evento bastante positivo para a cultura de Rondônia e em especial para Porto Velho, foi a retomada do Grupo Teatral Êxodo. José Monteiro (Moisés) mais uma vez aparece como o salvador da Jerusalém da Amazônia.

*******
Numa solenidade que reuniu autoridades e imprensa na sede do Sindicato dos Funcionário Federais de Rondônia – SIDSEF a moçada do Êxodo garantiu, que as atividades do grupo voltam a todo vapor a partir do mês de junho, com o Arraial que vai acontecer na Jerusalém da Amazônia com apresentações de grupos folclóricos.

********
O grupo pretende produzir no mês de dezembro a peça “O Nascimento de Cristo” de autoria de João Zoghbi.



Porém a grande cartada do Êxodo será a montagem da peça “O Homem de Nazaré” no próximo ano. Monteiro disse que tem todo tempo do mundo para se dedicar a direção do grupo, que por algum tempo, andou desacreditado.

********

Já que falamos em festa, hoje tem samba de raiz no Mercado Cultural com Beto Cezar e convidados.

********

Hoje também tem muita história, na rádio Transamazônica FM 109.5 dentro programa 360 Graus apresentado a partir do Meio Dia pela Sonia Maria e Silvio Santos.


********
Não esquece, quer ouvir boa música, sintoniza teu rádio a partir do Meio Dia na 109.5 FM Rádio Transamazônica.

********

Estão abertas as inscrições para a oficina de teatro “Dramaturgia do Ator”, desenvolvida pelo Serviço Social do Comércio de Rondônia (Sesc RO). 

*********
As aulas acontecerão em Vilhena e Ji Paraná, nas sedes do Sesc dos municípios que receberão o curso, entre os dias 28 de abril e 08 de maio. As aulas serão ministradas pelo ator-pesquisador Luciano Matricardi, de São Paulo.

********
Segundo a técnica de cultura do Sesc RO, Maria Braga, o curso é gratuito e as vagas são limitadas,  tendo como objetivo capacitar os atores e atrizes da região, além de possibilitar a troca de experiências sobre o fazer teatral.

*********

Por falar em Vasco da Gama e Botafogo! A partir deste domingo 26, ou de amanhã, como queiram, o Gênus vai mandar seus jogos novamente no Estádio Aluizio Ferreira. Ponto para o Rodnei!

Nenhum comentário: