terça-feira, 7 de abril de 2015

FESTA DO DIVINO NO VALE DO GUAPORÉ

Batelão do Divino sai de Porto Rolim rumo a Pimenteiras 
 
Foto Robson Paiva
A festa do Divino Espírito Santo 2015, começou no último domingo de Páscoa dia 5, com o “Batelão do Divino” largando da localidade de Porto Rolim (Rolim de Moura do Guaporé) no Rio Mequéns, rumo à cidade de Pimenteiras D’Oeste onde deverá chegar no dia 14 de maio.
A Festa do Divino no Vale do Guaporé está completando 121 anos, sendo a única no Brasil que acontece via fluvial. A tripulação do Batelão do Divino é formada pelos Remeiros, Cantores, Mestre e Guardião dos Símbolos, durante a peregrinação, visita 50 comunidade ao logo do rio Guaporé e afluentes pelo lado brasileiro e pelo lado boliviano.
Apesar de ter começado oficialmente no último domingo, a Festa só alcança o ápice, quando o Batelão chega à localidade que vai realizar a festa até o dia de Pentecostes. “A Coroa e o Mastro chegam a Pimenteiras pelo menos cinco dias antes da festa de Pentecostes quando se levanta o Mastro que será derrubado Domingo de Pentecostes. O devoto ao chegar à localidade onde a festa está acontecendo, não tem que se preocupar com despesa de hospedagem e alimentação, pois a tradição diz que todo Devoto que prestigia a Festa é convidado da Irmandade do Divino.
Foto Robson Paiva
A festa chegou ao vale do Guaporé em 1894, porém só foi regulamentada pela diocese de Guajará Mirim em 1930 quando Dom Xavier Rey normatizou a romaria.

Nenhum comentário: